Pós-Graduação


Doutorado em Educação em Ensino de Ciências e Matemática  

FUNDAMENTOS, TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS E METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA.
C.H. 90 horas
As aulas serão realizadas por meio da sala virtual https://meet.google.com/dgg-xguu-vsu.

Ementa: Resgate dos fundamentos e tendências pedagógicas que sustentam os processos de ensino e de aprendizagem de ciências e de matemática na contemporaneidade. Análise crítica de pressupostos básicos subjacentes a algumas das concepções atuais acerca do Ensino e da aprendizagem  de Ciências e Matemática. A relação teoria e prática nos processos de ensino e aprendizagem das ciências. A didática para o ensino de ciências e matemática. Metodologias alternativas para o trabalho com ciências e matemática na escola. Pressupostos teóricos e sua importância para a compreensão e reformulação da prática pedagógica e da reelaboração da teoria. A prática como instância epistemológica da construção de conhecimentos sobre os processos de ensino e de aprendizagem.

Objetivo: Aplicar as Tendencias Pedagógicas do Ensino de Ciências e Matemática para a construção de uma didática fundamentado em Teorias de Aprendizagem.

Conteúdos

Teorias de Aprendizagem no Ensino de Ciências e Matemática

 Tendencias Pedagógicas do Ensino de Ciências e Matemática

Didática do Ensino de Ciências e Matemática

Referências Bibliográficas

Encontra-se conjuntamente com os slides e leituras sugeridas.

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Aula n°1: A Teoria Histórico – Cultural e suas aplicações construção de uma didática.

Leituras Sugeridas

  1. DELGADO, OSCAR TINTORER; MENDOZA, H. J. GEVOLUÇÃO DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL DE VIGOTSKI À TEORIA DE FORMAÇÃO POR ETAPAS DAS AÇÕES MENTAIS DE GALPERINIn: Ghedin, Evandro; Peternella, Alessandra. (Org.). Teorias Psicológicas e suas implicações à educação em ciências.. 1ed.Boa Vista: Editora UFRR, 2016, v. 1, p. 157-170.

  2. MENDOZA, H. J. G.; DELGADO T. O. A CONTRIBUIÇÃO DO ENSINO PROBLEMATIZADOR DE MAJMUTOV NA FORMAÇÃO POR ETAPAS DAS AÇÕES MENTAIS DE GALPERIN. Revista Obutchénie, v. 2, p. 166-192, 2018.

  3. MENDOZA, HÉCTOR JOSE GARCÍA; DELGADO, OSCAR TINTORER. PROPOSTA DE UM ESQUEMA DA BASE ORIENTADORA COMPLETA DA AÇÃO DA ATIVIDADE DE SITUAÇÕES PROBLEMA DISCENTE. Revista Obutchénie, v. 4, p. 180-200, 2020.

  4. MENDOZA, HÉCTOR JOSÉ GARCÍA; DELGADO, OSCAR TINTORER. CONTRIBUIÇÕES DO SISTEMA DIDÁTICO GALPERIN, TALÍZINA E MAJMUTOV PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. In: Andréa Maturano Longarezi; Roberto Váldes Puentes. (Org.). Ensino Desenvolvimental: Sistema Galperin-Talízina. 1ed.Guarujá - São Paulo: EDITORA CIENTÍFICA DIGITAL LTDA, 2021, p. 226-242.

  5. WAKIYAMA, Y. N.; MENDOZA, H J.; DELGADO, O. T. ESQUEMA DA BASE ORIENTADORA COMPLETA DA AÇÃO DA ATIVIDADE DE SITUAÇÕES PROBLEMA DISCENTE EM MODELAGEM MATEMÁTICA. In: Erika da Silva Maciel, Ivanise Rizzatti, Maria José da Silva (Org). Pesquisa em Ensino no contexto amazônico: um processo em construção. Palma, TO: EDUFT, 2021, p 23-35.

  6. WAKIYAMA, Y. N.; MENDOZA, H. J. DIAGNÓSTICO DA APRENDIZAGEM POR MEIO DA ATIVIDADE DE SITUAÇÕES PROBLEMA DISCENTE EM MODELAGEM MATEMÁTICA DOS ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE AMAZONAS. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 12, n. 6, p. 1-25, 29 dez. 2021.

  7. DA SILVA OLIVEIRA, N. V. S.; GARCÍA MENDOZA, H. J.; TINTORER DELGADO, O. CONTRIBUIÇÕES DO SISTEMA DIDÁTICO GALPERIN, TALÍZINA E MAJMUTOV PARA FORMAÇÃO DA HABILIDADE DE RESOLVER PROBLEMAS DISCENTES. Revista Exitus, [S. l.], v. 11, n. 1, p. e020193, 2021. DOI: 10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1651.

  8. MAGALHÃES, VERÔNICA DE OLIVEIRA ; FEITOSA, SORAYA DE ARAÚJO ;GARCÍA MENDOZA, HÉCTOR JOSÉ. ATIVIDADE DE SITUAÇÕES PROBLEMA DISCENTE COM OPERAÇÕES DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO. Educação Matemática Debate, v. 5, p. 1-27, 2021.

  9. Naralina Viana Soares da Silva Oliveira. CONTRIBUIÇÕES DO SISTEMA DIDÁTICO GALPERIN, TALÍZINA E MAJMUTOV PARA FORMAÇÃO DA HABILIDADE DE RESOLVER PROBLEMAS DISCENTES EM CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL EM ESTUDANTES DE MATEMÁTICA-LICENCIATURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. 2021. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso. Orientador: Héctor José García Mendoza.
  10. Veronica de Oliveira Magalhães. ATIVIDADE DE SITUAÇÕES PROBLEMA DISCENTE FUNDAMENTADA NA TEORIA DE GALPERIN, TALÍZINA E MAJMUTOV PARA FORMAÇÃO DE HABILIDADE NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMA COM OPERAÇÕES DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO NOS DISCENTES DE 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DO CAP/UFRR. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Roraima. Orientador: Héctor José García Mendoza

  11. Yachiko Nascimento Wakiyama. FORMAÇÃO DE HABILIDADES EM MODELAGEM MATEMÁTICA FUNDAMENTADA NO SISTEMA DIDÁTICO GALPERIN, TALÍZINA, MAJMUTOV PARA LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA. 2022. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Orientador: Héctor José García Mendoza.
Aula n°2: Aprendizagem Significativa e suas aplicações construção de uma didática.

Leituras Sugeridas
  1. MENDOZA, H. J. G.DELGADO, O. T; ASSUNCAO, J. A. ; MAGALHAES, A. P. C. ; Rizzatte, M. I. PROCESSO DE ASSIMILAÇÃO NA AQUISIÇÃO E RETENÇÃO DE SIGNIFICADOS SEGUNDO A TEORIA DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. In: Ghedin, Evandro; Peternella, Alessandra. (Org.). Teorias Psicológicas e suas implicações à educação em ciências.. 1ed.Boa Vista: Editora UFRR, 2016, v. 1, p. 47-58

  2. MOREIRA, M. A.  O QUE É AFINAL APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA?

  3. MOREIRA, M. A. APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UM CONCEITO SUBJACENTE

  4. MOREIRA, M. A. MAPAS CONCEITUAIS E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

  5. MOREIRA, M. A. APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA CRÍTICA

  6. MOREIRA, M. A. MODELOS MENTAIS

  7. DELGADO, O. T.MENDOZA, H. J. G. UMA APROXIMAÇÃO DAS TEORIAS DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E FORMAÇÃO POR ETAPAS DAS AÇÕES MENTAIS. Aprendizagem Significativa em Revista, v. 2, p. 1-13, 2012.

  8. OLIVEIRA, G. M. S.; MENDOZA, H. J. G. ESTUDO DO CONCEITO DE LIMITE FUNDAMENTADO NA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E ESTRATÉGIA DE SITUAÇÕES PROBLEMAS. In: 6ª Encontros de Aprendizagem Significativa. Tatuapé - SP. Anais 6° ENAS, 2016. 

  9. ASSUNCAO, J. A.; MENDOZA, H. J. G. ; MAGALHAES, A. P. C. A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS. In: 6ª Encontros de Aprendizagem Significativa, 2016, Tatuapé - SP. Anais 6° ENAS, 2016.

  10. Jeneffer Araújo de Assução. A RESOLUÇÃO DE PROBLEMA COMO METODOLOGIA DE ENSINO NO CONTEÚDO DE FUNÇÃO AFIM FUNDAMENTADA NA TEORIA DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE AUSUBEL. 2015. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - PRODUTO EDUCACIONAL - Universidade Estadual de Roraima, Orientador: Héctor José García Mendoza. 

  11. Gladys Maria de Souza Oliveira. ESTUDO DA APRENDIZAGEM DO CONCEITO DE LIMITE ATRAVÉS DE SITUAÇÕES PROBLEMAS NA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RORAIMA. 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - PRODUTO EDUCACIONAL - Universidade Estadual de Roraima. Orientador: Héctor José García Mendoza.

  12. Carlos Neco da Silva Júnior; Vandreza Souza dos Santos. O AÇAÍ COMO CONTEXTO PARA UMA AULA DE BIOQUÍMICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DA AMAZÔNIA. I X CONGRESO INTERNACIONAL SOBRE INVESTIGACIÓN EN DIDÁCTICA DE LAS CIENCIAS. Sevilla, 2017 (Material Didático)

Aula nº3: Contribuições de Piaget e Vergnaud para a construção de uma didática.

Leituras Sugeridas

  1. Gérard Vergnaud. EDUCAÇÃO, A MELHOR PARTE DA HERANÇA DE JEAN PIAGET

  2. Gérard Vergnaud. NUNCA DEIXAREMOS DE LER VIGOTSKI E PIAGET

  3. MOREIRA, M.A. A TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS DE VERGNAUD, O ENSINO DE CIÊNCIAS E A PESQUISA NESTA ÁREA. Revista Investigações em Ensino de Ciências – V7(1), pp. 7-29, 2002.

  4. VERGNAUD, Gérard. ¿EN QUÉ SENTIDO LA TEORÍA DE LOS CAMPOS CONCEPTUALES PUEDE AYUDARNOS PARA FACILITAR APRENDIZAJE SIGNIFICATIVO? Investigações em Ensino de Ciências – V12(2), pp.285-302, 2007 285.

Textos sobre Metacognição

  1. DA ROSA, C. W.; CORRÊA, N. N. G.; PASSOS, M. M.; ARRUDA, S. de M. Metacognição e seus 50 anos: uma breve história da evolução do conceito. Revista Educar Mais, [S. l.], v. 4, n. 3, p. 703–721, 2020. DOI: 10.15536/reducarmais.4.2020.2063.

  2. OTERO, J.; ROSA, C. W. da. Metacognición en el aprendizaje de las ciencias: saber lo que no se sabe o no se comprende. Educação e Pesquisa, [S. l.], v. 49, n. contínuo, p. e250081, 2023. DOI: 10.1590/S1678-4634202349250081.

  3. André de Azambuja Maraschin; Eril Medeiros da Fonsecab; Renata Hernandez Lindemann. Freire-CTS e/ou CTS-Freire?: Contribuições para o Ensino de Ciências.

  4. Eliane dos Santos Almeida, Simoni Tormöhlen GEHLENGehlen. ORGANIZAÇÃO CURRICULAR NA PERSPECTIVA FREIRE-CTS: PROPÓSITOS E POSSIBILIDADES PARA A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. 

Avaliação Final.

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Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática


MPEC 002- TEORIAS DA APRENDIZAGEM
Obrigatória: Sim
Carga Horária: 60
Créditos: 04

Professores: Dr. Oscar Tintorer Delgado e Dr. Héctor José García Mendoza

CONTEÚDO

Introdução as teorias de aprendizagens e sua relação como a Neurociências. A teoria Histórica – Cultural da Atividade. Aprendizagem Significativa. A teoria de desenvolvimento cognitivo de Piaget. A teoria dos campos conceitual de Vergnaud. Aplicação das teorias de aprendizagem ao Ensino de Ciências e Matemática.

OBJETIVO GERAL

Que os alunos sejam capazes de utilizar alguma (s) teoria (s) da aprendizagem no Ensino de Ciências e Matemática.

METODOLOGIA DAS AULAS

As aulas serão presenciais, mas com participação de um professor do programa e convidados por meio de vídeo conferencias. Na página internet https://w3.dmat.ufrr.br/hector/ serão colocados informações e materiais

PLANEJAMENTOS DAS AULAS

Encontro nº1:

Leituras sugeridas

Núñez, I. B., & Ramalho, B. L. (2017). A teoria da Formação Planejada das Ações Mentais e dos Conceitos de P. Ya. Galperin: Obutchénie: Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 1(1), 70-97. https://doi.org/10.14393/OBv1n1a2017-4

Núñez, I. B., Ramalho, B. L., & Oliveira, M. V. de F. (2020). A teoria de P. Ya. Galperin e a formação de conceitos teóricos na educação em Ciências. Obutchénie: Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 4(1), 107-131. https://doi.org/10.14393/OBv4n1.a2020-56474.

Núñez, I. B., & Ramalho, B. L. (2018). Diagnóstico do nível de desenvolvimento da orientação de uma ação, em Química Geral, com futuros professores: Obutchénie: Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 2(2), 412-439. https://doi.org/10.14393/OBv2n2a2018-6.

Mendoza, H. J. G., & Delgado, O. T. (2018). A contribuição do ensino problematizador de Majmutov na formação por etapas das ações mentais de Galperin . Obutchénie: Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 1(4), 166-192. https://doi.org/10.14393/OBv2n1a2018-8

Solovieva, Y., & Quintanar, L. (2020). Las acciones mentales y el problema de las etapas de su formación . Obutchénie: Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 4(1), 59-85. https://doi.org/10.14393/OBv4n1.a2020-56472

Puentes, R. V., & Longarezi, A. M. (2020). Sistemas didáticos desenvolvimentais. Obutchénie: Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 4(1), 201-242. https://doi.org/10.14393/OBv4n1.a2020-57369

Artigos de preparação para os seminários

DELGADO, OSCAR TINTORER; MENDOZA, H. J. G. EVOLUÇÃO DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL DE VIGOTSKI À TEORIA DE FORMAÇÃO POR ETAPAS DAS AÇÕES MENTAIS DE GALPERIN. In: Ghedin, Evandro; Peternella, Alessandra. (Org.). Teorias Psicológicas e suas implicações à educação em ciências.. 1ed.Boa Vista: Editora UFRR, 2016, v. 1, p. 157-170.

MENDOZA, HÉCTOR JOSE GARCÍA; DELGADO, OSCAR TINTORER. PROPOSTA DE UM ESQUEMA DA BASE ORIENTADORA COMPLETA DA AÇÃO DA ATIVIDADE DE SITUAÇÕES PROBLEMA DISCENTE. Revista Obutchénie, v. 4, p. 180-200, 2020.

MAGALHÃES, VERÔNICA DE OLIVEIRA; FEITOSA, SORAYA DE ARAÚJO; GARCÍA MENDOZA, HÉCTOR JOSÉ. ATIVIDADE DE SITUAÇÕES PROBLEMA DISCENTE COM OPERAÇÕES DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO. Educação Matemática Debate, v. 5, p. 1-27, 2021.

FEITOSA, S. A.; MENDOZA, HECTOR JOSÉ GARCIA; DELGADO, O. T. DIAGNÓSTICO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM OPERAÇÕES ARITMÉTICAS POR ESTUDANTES DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. REVISTA COCAR (ONLINE), v. 19, p. 1-20, 2023.

Encontro nº2:

Encontro nº3:

Encontro nº4:

Leituras Sugeridas

MENDOZA, H. J. G.DELGADO, O. T; ASSUNCAO, J. A. ; MAGALHAES, A. P. C. ; Rizzatte, M. I. PROCESSO DE ASSIMILAÇÃO NA AQUISIÇÃO E RETENÇÃO DE SIGNIFICADOS SEGUNDO A TEORIA DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. In: Ghedin, Evandro; Peternella, Alessandra. (Org.). Teorias Psicológicas e suas implicações à educação em ciências.. 1ed.Boa Vista: Editora UFRR, 2016, v. 1, p. 47-58

MOREIRA, M. A.  O QUE É AFINAL APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA?

MOREIRA, M. A. APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UM CONCEITO SUBJACENTE

Encontro nº5:.

Artigos para Seminario nº2

Leituras sugeridas

MOREIRA, M. A. MAPAS CONCEITUAIS E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

MOREIRA, M. A. APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA CRÍTICA

MOREIRA, M. A. MODELOS MENTAIS

OLIVEIRA, G. M. S.; MENDOZA, H. J. G. ESTUDO DO CONCEITO DE LIMITE FUNDAMENTADO NA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E ESTRATÉGIA DE SITUAÇÕES PROBLEMAS. In: 6ª Encontros de Aprendizagem Significativa. Tatuapé - SP. Anais 6° ENAS, 2016. 

ASSUNCAO, J. A.; MENDOZA, H. J. G. ; MAGALHAES, A. P. C. A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS. In: 6ª Encontros de Aprendizagem Significativa, 2016, Tatuapé - SP. Anais 6° ENAS, 2016.

Jeneffer Araújo de Assução. A RESOLUÇÃO DE PROBLEMA COMO METODOLOGIA DE ENSINO NO CONTEÚDO DE FUNÇÃO AFIM FUNDAMENTADA NA TEORIA DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE AUSUBEL. 2015. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - PRODUTO EDUCACIONAL - Universidade Estadual de Roraima, Orientador: Héctor José García Mendoza. 

Gladys Maria de Souza Oliveira. ESTUDO DA APRENDIZAGEM DO CONCEITO DE LIMITE ATRAVÉS DE SITUAÇÕES PROBLEMAS NA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RORAIMA. 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - PRODUTO EDUCACIONAL - Universidade Estadual de Roraima. Orientador: Héctor José García Mendoza.

Carlos Neco da Silva Júnior; Vandreza Souza dos Santos. O AÇAÍ COMO CONTEXTO PARA UMA AULA DE BIOQUÍMICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DA AMAZÔNIA. I X CONGRESO INTERNACIONAL SOBRE INVESTIGACIÓN EN DIDÁCTICA DE LAS CIENCIAS. Sevilla, 2017 (Material Didático)

Encontro nº6:

Encontro nº7:

Encontro nº8: . Leituras Sugeridas

Gérard Vergnaud. EDUCAÇÃO, A MELHOR PARTE DA HERANÇA DE JEAN PIAGET

Gérard Vergnaud. NUNCA DEIXAREMOS DE LER VIGOTSKI E PIAGET

MOREIRA, M.A. A TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS DE VERGNAUD, O ENSINO DE CIÊNCIAS E A PESQUISA NESTA ÁREA. Revista Investigações em Ensino de Ciências – V7(1), pp. 7-29, 2002.

VERGNAUD, Gérard. ¿EN QUÉ SENTIDO LA TEORÍA DE LOS CAMPOS CONCEPTUALES PUEDE AYUDARNOS PARA FACILITAR APRENDIZAJE SIGNIFICATIVO? Investigações em Ensino de Ciências – V12(2), pp.285-302, 2007 285.

Encontro nº9:

Encontro nº10:

Encontro nº11:

Encontro nº12: 

Encontro nº13:

Encontro nº14: 

Encontro nº15: 

 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

AUSUBEL, D. D., NOVAK, J., & HANESIAN, H. Psicología Educativa: Un punto de vista cognoscitivo. México, D. F.: Trillas, 1999.

AUSUBEL, D.P. The acquisition and retention of knowledge: A cognitive view. Dordrecht: Kluwer Academic Publishers, 2000.

GALPERIN, P. Y. Introducción a la Psicología. Habana: Pueblo y Revolución, 1982.

GALPERIN; TALÍZINA, N. F. La formación de conceptos geométricos elementales y su dependencia sobre la participación dirigida de los alumnos. In: Psicología Soviética Contemporánea: Selección de artículos científicos. La Habana: Ciencia y Técnica, 1967, p. 272-301.

GARDNER, Howard. Estrutura da mente. A teoria das inteligências múltiplas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.

GARDNER, Howard. Inteligência. Um conceito reformulado. Rio de Janeiro: Objetiva, 2000. JOHNSON-LAIRD, P. N. Mental models. Cambridge, MA, Havard Univerity Press, 1983.

LEFRANCOIS, Guy. Teorias da aprendizagem. 5ª Ed. São Paulo: Cengage Learning, 2008.

LEONTIEV, Alexis. O desenvolvimento do psiquismo. 2. ed. São Paulo: Centauro, 2004

LURIA, Alexander Romanovich. Pensamento e linguagem. As ultimas conferencias de Luria. Porto Alegre: Artmed, 2001.

MATLIN, Margaret W. Psicologia cognitiva. 5ª Ed. Rio de Janeiro: LTC, 2004. 

MOREIRA, M. A. Aprendizagem Significativa: a teoria e textos comlementares. 1ª ed. São Paulo: Livraria da Fisica, 2012.

MOREIRA, M. A. Teorias de Aprendizagem. São Paulo: EPU, 1999.

POLYA, G. A Arte de Resolver Problemas. Rio de Janeiro: Interciência, 1975

RUBINSTEIN, J. L. Principios de Psicologia General. Habana: Revolucionaria, 1970

SMIRNOV, A. A. LEÓNTIEV, A. N., et al. Psicología. Habana: Imprenta Nacional de Cuba, 1961.

STERNBERG, R.J. Psicologia Cognitiva. 5. ed. São Paulo: Cengage Learnig, 2010

TALÍZINA, N. Conferencias sobre “Los Fundamentos de la Enseñanza en la Educación Superior”. Universidad de la Habana, 1984.

TALÍZINA, N. La teoría de la actividad de estudio como base de la didáctica en la educación superior . México, DF: Universidad Autónoma Metropolitana, 1994

TALÍZINA, N. Psicología de la Enseñanza. Moscú: Progreso, 1988.

THAGARD, Paul. Mente. Introdução à Ciência Cognitiva. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

VERGNAUD, G. (2007). ¿En qué sentido la teoría de los campos conceptuales puede ayudarnos para facilitar aprendizaje significativo? (In what sense the conceptual fields theory might help us to facilitate meaningful learning?). In: Investigações em Ensino de Ciências. Acesso em 14 jul., 2012, http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID172/v12_n2_a2007.pdf

VYGOTSKY, L. S. A construção do Pensamento e da Linguagem. São Paulo: Martins Fonte, 2001.

VYGOTSKY, L. S. A formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 2003a.

VYGOTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2003b.

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