Ementa: Resgate dos fundamentos e tendências pedagógicas que sustentam os processos de ensino e de aprendizagem de ciências e de matemática na contemporaneidade. Análise crítica de pressupostos básicos subjacentes a algumas das concepções atuais acerca do Ensino e da aprendizagem de Ciências e Matemática. A relação teoria e prática nos processos de ensino e aprendizagem das ciências. A didática para o ensino de ciências e matemática. Metodologias alternativas para o trabalho com ciências e matemática na escola. Pressupostos teóricos e sua importância para a compreensão e reformulação da prática pedagógica e da reelaboração da teoria. A prática como instância epistemológica da construção de conhecimentos sobre os processos de ensino e de aprendizagem.
Objetivo: Aplicar as Tendencias Pedagógicas do Ensino de Ciências e Matemática para a construção de uma didática fundamentado em Teorias de Aprendizagem.
Conteúdos
Didática do Ensino de Ciências e Matemática
Referências Bibliográficas
Encontra-se conjuntamente com os slides e leituras
sugeridas.
Aula n°1: A Teoria Histórico – Cultural e suas aplicações construção de uma didática.
Leituras Sugeridas
DELGADO, OSCAR TINTORER; MENDOZA, H. J. G. EVOLUÇÃO DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL DE VIGOTSKI À TEORIA DE FORMAÇÃO POR ETAPAS DAS AÇÕES MENTAIS DE GALPERIN. In: Ghedin, Evandro; Peternella, Alessandra. (Org.). Teorias Psicológicas e suas implicações à educação em ciências.. 1ed.Boa Vista: Editora UFRR, 2016, v. 1, p. 157-170.
MENDOZA, H. J. G.; DELGADO T. O. A CONTRIBUIÇÃO DO ENSINO PROBLEMATIZADOR DE MAJMUTOV NA FORMAÇÃO POR ETAPAS DAS AÇÕES MENTAIS DE GALPERIN. Revista Obutchénie, v. 2, p. 166-192, 2018.
MENDOZA, HÉCTOR JOSE
GARCÍA; DELGADO, OSCAR TINTORER. PROPOSTA DE UM ESQUEMA DA BASE ORIENTADORA
COMPLETA DA AÇÃO DA ATIVIDADE DE SITUAÇÕES PROBLEMA DISCENTE. Revista
Obutchénie, v. 4, p. 180-200, 2020.
MENDOZA, HÉCTOR JOSÉ GARCÍA; DELGADO, OSCAR TINTORER. CONTRIBUIÇÕES DO SISTEMA DIDÁTICO GALPERIN, TALÍZINA E MAJMUTOV PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. In: Andréa Maturano Longarezi; Roberto Váldes Puentes. (Org.). Ensino Desenvolvimental: Sistema Galperin-Talízina. 1ed.Guarujá - São Paulo: EDITORA CIENTÍFICA DIGITAL LTDA, 2021, p. 226-242.
WAKIYAMA, Y. N.; MENDOZA, H J.; DELGADO, O. T. ESQUEMA DA BASE ORIENTADORA COMPLETA DA AÇÃO DA ATIVIDADE DE SITUAÇÕES PROBLEMA DISCENTE EM MODELAGEM MATEMÁTICA. In: Erika da Silva Maciel, Ivanise Rizzatti, Maria José da Silva (Org). Pesquisa em Ensino no contexto amazônico: um processo em construção. Palma, TO: EDUFT, 2021, p 23-35.
WAKIYAMA, Y. N.; MENDOZA, H. J. DIAGNÓSTICO DA APRENDIZAGEM POR MEIO DA ATIVIDADE DE SITUAÇÕES PROBLEMA DISCENTE EM MODELAGEM MATEMÁTICA DOS ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE AMAZONAS. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 12, n. 6, p. 1-25, 29 dez. 2021.
DA SILVA OLIVEIRA, N. V. S.; GARCÍA MENDOZA, H. J.; TINTORER DELGADO, O. CONTRIBUIÇÕES DO SISTEMA DIDÁTICO GALPERIN, TALÍZINA E MAJMUTOV PARA FORMAÇÃO DA HABILIDADE DE RESOLVER PROBLEMAS DISCENTES. Revista Exitus, [S. l.], v. 11, n. 1, p. e020193, 2021. DOI: 10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1651.
MAGALHÃES, VERÔNICA DE OLIVEIRA ; FEITOSA, SORAYA DE ARAÚJO ;GARCÍA MENDOZA, HÉCTOR JOSÉ. ATIVIDADE DE SITUAÇÕES PROBLEMA DISCENTE COM OPERAÇÕES DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO. Educação Matemática Debate, v. 5, p. 1-27, 2021.
Veronica de Oliveira Magalhães. ATIVIDADE DE SITUAÇÕES PROBLEMA DISCENTE FUNDAMENTADA NA TEORIA DE GALPERIN, TALÍZINA E MAJMUTOV PARA FORMAÇÃO DE HABILIDADE NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMA COM OPERAÇÕES DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO NOS DISCENTES DE 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DO CAP/UFRR. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Roraima. Orientador: Héctor José García Mendoza
MENDOZA, H. J. G.; DELGADO, O. T; ASSUNCAO, J. A. ; MAGALHAES, A. P. C. ; Rizzatte, M. I. PROCESSO DE ASSIMILAÇÃO NA AQUISIÇÃO E RETENÇÃO DE SIGNIFICADOS SEGUNDO A TEORIA DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. In: Ghedin, Evandro; Peternella, Alessandra. (Org.). Teorias Psicológicas e suas implicações à educação em ciências.. 1ed.Boa Vista: Editora UFRR, 2016, v. 1, p. 47-58
MOREIRA, M. A. O QUE É AFINAL APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA?
MOREIRA, M. A. APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UM CONCEITO SUBJACENTE
MOREIRA, M. A. MAPAS CONCEITUAIS E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
MOREIRA, M. A. APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA CRÍTICA
MOREIRA, M. A. MODELOS MENTAIS
DELGADO, O. T.; MENDOZA, H. J. G. UMA APROXIMAÇÃO DAS TEORIAS DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E FORMAÇÃO POR ETAPAS DAS AÇÕES MENTAIS. Aprendizagem Significativa em Revista, v. 2, p. 1-13, 2012.
OLIVEIRA, G. M. S.; MENDOZA, H. J. G. ESTUDO DO CONCEITO DE LIMITE FUNDAMENTADO NA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E ESTRATÉGIA DE SITUAÇÕES PROBLEMAS. In: 6ª Encontros de Aprendizagem Significativa. Tatuapé - SP. Anais 6° ENAS, 2016.
ASSUNCAO, J. A.; MENDOZA, H. J. G. ; MAGALHAES, A. P. C. A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS. In: 6ª Encontros de Aprendizagem Significativa, 2016, Tatuapé - SP. Anais 6° ENAS, 2016.
Jeneffer Araújo de Assução. A RESOLUÇÃO DE PROBLEMA COMO METODOLOGIA DE ENSINO NO CONTEÚDO DE FUNÇÃO AFIM FUNDAMENTADA NA TEORIA DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE AUSUBEL. 2015. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - PRODUTO EDUCACIONAL - Universidade Estadual de Roraima, Orientador: Héctor José García Mendoza.
Gladys Maria de Souza Oliveira. ESTUDO DA APRENDIZAGEM DO CONCEITO DE LIMITE ATRAVÉS DE SITUAÇÕES PROBLEMAS NA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RORAIMA. 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - PRODUTO EDUCACIONAL - Universidade Estadual de Roraima. Orientador: Héctor José García Mendoza.
Carlos Neco da Silva Júnior; Vandreza Souza dos Santos. O
AÇAÍ COMO CONTEXTO PARA UMA AULA DE BIOQUÍMICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
DA AMAZÔNIA. I X CONGRESO
INTERNACIONAL SOBRE INVESTIGACIÓN EN DIDÁCTICA DE LAS CIENCIAS. Sevilla, 2017
(Material Didático)
Aula nº3: Contribuições de Piaget e Vergnaud para a construção de uma didática.
Leituras Sugeridas
Gérard Vergnaud. EDUCAÇÃO,
A MELHOR PARTE DA HERANÇA DE JEAN PIAGET
Gérard Vergnaud. NUNCA DEIXAREMOS DE LER VIGOTSKI E PIAGET
MOREIRA, M.A. A TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS DE VERGNAUD, O ENSINO DE CIÊNCIAS E A PESQUISA NESTA ÁREA. Revista Investigações em Ensino de Ciências – V7(1), pp. 7-29, 2002.
VERGNAUD, Gérard. ¿EN QUÉ SENTIDO LA TEORÍA DE LOS CAMPOS CONCEPTUALES PUEDE AYUDARNOS PARA FACILITAR APRENDIZAJE SIGNIFICATIVO? Investigações em Ensino de Ciências – V12(2), pp.285-302, 2007 285.
Textos sobre Metacognição
DA ROSA, C. W.; CORRÊA, N. N. G.; PASSOS,
M. M.; ARRUDA, S. de M. Metacognição e seus 50 anos: uma breve história da
evolução do conceito. Revista Educar Mais, [S. l.], v. 4, n. 3, p. 703–721,
2020. DOI: 10.15536/reducarmais.4.2020.2063.
OTERO, J.; ROSA, C. W. da. Metacognición en el aprendizaje de las ciencias: saber lo que no se sabe o no se comprende. Educação e Pesquisa, [S. l.], v. 49, n. contínuo, p. e250081, 2023. DOI: 10.1590/S1678-4634202349250081.
André de Azambuja Maraschin; Eril Medeiros da Fonsecab; Renata Hernandez Lindemann. Freire-CTS e/ou CTS-Freire?: Contribuições para o Ensino de Ciências.
Eliane dos Santos Almeida, Simoni
Tormöhlen GEHLENGehlen. ORGANIZAÇÃO CURRICULAR NA PERSPECTIVA FREIRE-CTS:
PROPÓSITOS E POSSIBILIDADES PARA A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS.
Professores:
Dr. Oscar Tintorer Delgado e Dr. Héctor José García Mendoza
CONTEÚDO
Introdução as teorias de aprendizagens
e sua relação como a Neurociências. A teoria Histórica – Cultural da Atividade.
Aprendizagem Significativa. A teoria de
desenvolvimento cognitivo de Piaget. A teoria dos campos conceitual de
Vergnaud. Aplicação das teorias de aprendizagem ao Ensino de Ciências e
Matemática.
OBJETIVO GERAL
Que os alunos sejam capazes de
utilizar alguma (s) teoria (s) da aprendizagem no Ensino de Ciências e
Matemática.
METODOLOGIA DAS AULAS
As aulas serão presenciais, mas com
participação de um professor do programa e convidados por meio de vídeo
conferencias. Na página internet https://w3.dmat.ufrr.br/hector/ serão colocados
informações e materiais
PLANEJAMENTOS DAS AULAS
Encontro
nº1:
Núñez, I. B., Ramalho, B. L., & Oliveira, M. V. de F. (2020). A teoria de P. Ya. Galperin e a formação de conceitos teóricos na educação em Ciências. Obutchénie: Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 4(1), 107-131. https://doi.org/10.14393/OBv4n1.a2020-56474.
Núñez,
I. B., & Ramalho, B. L. (2018). Diagnóstico do nível de desenvolvimento da
orientação de uma ação, em Química Geral, com futuros professores: Obutchénie:
Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 2(2), 412-439. https://doi.org/10.14393/OBv2n2a2018-6.
Mendoza,
H. J. G., & Delgado, O. T. (2018). A contribuição do ensino problematizador
de Majmutov na formação por etapas das ações mentais de Galperin . Obutchénie:
Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 1(4), 166-192. https://doi.org/10.14393/OBv2n1a2018-8
Solovieva, Y., & Quintanar, L. (2020). Las acciones mentales y el problema de las etapas de su formación . Obutchénie: Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 4(1), 59-85. https://doi.org/10.14393/OBv4n1.a2020-56472
Puentes, R. V., & Longarezi, A. M. (2020). Sistemas didáticos desenvolvimentais. Obutchénie: Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 4(1), 201-242. https://doi.org/10.14393/OBv4n1.a2020-57369
Artigos de preparação para os seminários
DELGADO, OSCAR TINTORER; MENDOZA,
H. J. G. EVOLUÇÃO DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL DE VIGOTSKI À TEORIA DE
FORMAÇÃO POR ETAPAS DAS AÇÕES MENTAIS DE GALPERIN. In: Ghedin,
Evandro; Peternella, Alessandra. (Org.). Teorias Psicológicas e suas
implicações à educação em ciências.. 1ed.Boa Vista: Editora UFRR, 2016, v. 1,
p. 157-170.
MENDOZA, HÉCTOR JOSE GARCÍA;
DELGADO, OSCAR TINTORER. PROPOSTA DE
UM ESQUEMA DA BASE ORIENTADORA COMPLETA DA AÇÃO DA ATIVIDADE DE SITUAÇÕES
PROBLEMA DISCENTE. Revista Obutchénie, v. 4, p. 180-200, 2020.
MAGALHÃES, VERÔNICA DE OLIVEIRA; FEITOSA, SORAYA DE ARAÚJO; GARCÍA MENDOZA, HÉCTOR JOSÉ. ATIVIDADE DE SITUAÇÕES PROBLEMA DISCENTE COM OPERAÇÕES DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO. Educação Matemática Debate, v. 5, p. 1-27, 2021.
FEITOSA, S. A.; MENDOZA, HECTOR JOSÉ GARCIA; DELGADO, O. T. DIAGNÓSTICO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM OPERAÇÕES ARITMÉTICAS POR ESTUDANTES DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. REVISTA COCAR (ONLINE), v. 19, p. 1-20, 2023.
Encontro
nº2:
Encontro
nº4:
MENDOZA, H. J. G.; DELGADO, O. T; ASSUNCAO, J. A. ; MAGALHAES, A. P. C. ; Rizzatte, M. I. PROCESSO DE ASSIMILAÇÃO NA AQUISIÇÃO E RETENÇÃO DE SIGNIFICADOS SEGUNDO A TEORIA DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. In: Ghedin, Evandro; Peternella, Alessandra. (Org.). Teorias Psicológicas e suas implicações à educação em ciências.. 1ed.Boa Vista: Editora UFRR, 2016, v. 1, p. 47-58
MOREIRA, M. A. O QUE É AFINAL APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA?
MOREIRA, M. A. APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UM CONCEITO SUBJACENTE
Artigos para Seminario nº2
MOREIRA, M. A. MAPAS CONCEITUAIS E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
MOREIRA, M. A. APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA CRÍTICA
MOREIRA, M. A. MODELOS MENTAIS
OLIVEIRA, G. M. S.; MENDOZA, H. J. G. ESTUDO DO CONCEITO DE LIMITE FUNDAMENTADO NA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E ESTRATÉGIA DE SITUAÇÕES PROBLEMAS. In: 6ª Encontros de Aprendizagem Significativa. Tatuapé - SP. Anais 6° ENAS, 2016.
ASSUNCAO, J. A.; MENDOZA, H. J. G. ; MAGALHAES, A. P. C. A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS. In: 6ª Encontros de Aprendizagem Significativa, 2016, Tatuapé - SP. Anais 6° ENAS, 2016.
Jeneffer Araújo de Assução. A RESOLUÇÃO DE PROBLEMA COMO METODOLOGIA DE ENSINO NO CONTEÚDO DE FUNÇÃO AFIM FUNDAMENTADA NA TEORIA DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE AUSUBEL. 2015. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - PRODUTO EDUCACIONAL - Universidade Estadual de Roraima, Orientador: Héctor José García Mendoza.
Gladys Maria de Souza Oliveira. ESTUDO DA APRENDIZAGEM DO CONCEITO DE LIMITE ATRAVÉS DE SITUAÇÕES PROBLEMAS NA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RORAIMA. 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - PRODUTO EDUCACIONAL - Universidade Estadual de Roraima. Orientador: Héctor José García Mendoza.
Encontro
nº6:
Encontro nº7:
Gérard Vergnaud. EDUCAÇÃO,
A MELHOR PARTE DA HERANÇA DE JEAN PIAGET
Gérard Vergnaud. NUNCA
DEIXAREMOS DE LER VIGOTSKI E PIAGET
VERGNAUD, Gérard. ¿EN QUÉ SENTIDO LA TEORÍA DE LOS CAMPOS CONCEPTUALES PUEDE AYUDARNOS PARA FACILITAR APRENDIZAJE SIGNIFICATIVO? Investigações em Ensino de Ciências – V12(2), pp.285-302, 2007 285.
Encontro
nº9:
Encontro
nº11:
Encontro nº12:
Encontro nº14:
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punto de vista cognoscitivo. México, D. F.:
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AUSUBEL, D.P. The acquisition and retention of knowledge: A cognitive
view. Dordrecht: Kluwer Academic Publishers, 2000.
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GALPERIN; TALÍZINA, N. F. La formación de conceptos geométricos
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LEONTIEV, Alexis. O desenvolvimento
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Significativa: a teoria e textos comlementares. 1ª ed. São Paulo: Livraria da
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Problemas. Rio de Janeiro: Interciência, 1975
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VERGNAUD, G. (2007). ¿En qué sentido la teoría de los campos conceptuales
puede ayudarnos para facilitar aprendizaje significativo? (In what sense the conceptual fields theory might help
us to facilitate meaningful learning?). In: Investigações em Ensino de Ciências.
Acesso em 14 jul., 2012,
http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID172/v12_n2_a2007.pdf
VYGOTSKY, L. S. A construção do
Pensamento e da Linguagem. São Paulo: Martins Fonte, 2001.
VYGOTSKY, L. S. A formação Social
da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 2003a.
VYGOTSKY, L. S. Pensamento e
Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2003b.