Reflexões sobre o uso programas de Matemática
Os tempos atuais se vêm caracterizando pela presencia da informática em quase todas as ações do cotidiano e as previsões corroboram que sua inferência será ainda maior nos próximos anos. No mundo do trabalho vem provocando uma revolução elevando a qualidade e eficiência dos processos produtivos e de serviço. O rápido desenvolvimento da Ciência da Computação, juntamente com novos métodos e técnicas nas áreas de ciências exatas, engenharias incluindo a matemática, requer uma resposta rápida na mudança da forma e conteúdo dos programas de ensino, tanto no nível universitário e educação básica.
Em muitas áreas, com particular atenção a ciências exatas, a computação ao alterou sensivelmente a forma da pesquisa e do ensino. Vários têm sido os benefícios da utilização dos computadores e sistemas computacionais nas investigações científicas na melhoria da qualidade de ensino. Na atualidade os programas informáticos constituem um fator importante e positivo desde o ponto de vista metodológico para o processo de ensino aprendizagem, pelo que os docentes devem de conhecer todas suas potencialidades e estratégias de trabalho que é possível adotar sobre a base de distintas teorias psicopedagógicas.
Hoje no mercado existe um conjunto de programas proprietários e livres de matemática que podem ser utilizados no Ensino da Matemática que mencionaremos alguns deles a continuação. Os programas Sistemas de Computação Algébrica (SCA) ão especializados em cálculos matemáticos e também se apresentam como ferramentas de trabalho para o processo de ensino e aprendizagem da Matemática.
SISTEMA DE COMPUTAÇÃO ALGÉBRICA |
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PROPRIETÁRIOS |
LIVRES |
Sugiro aos estudantes da Licenciatura e Bacharelado em Matemática a
utilização de programas livres. Para as disciplinas de Cálculo Diferencial
e Integral,
Álgebra entre outras, o Maxima,
Cálculo Numérico o Scilab, Estatística
o Programa R e documentos científicos
o MikTex.
Tema nº1 Noções Básica sobre Erros
Tema nº2: Zeros reais de funções reais.
Tema nº3: Resolução Numérica de Sistemas de
Equações Lineares.