GRUPO DE PESQUISA 

Didática da Resolução de Problemas em Ciências e Matemática


IDENTIFICAÇÃO
Líderes do grupo:

Instituição do grupo: Universidade Federal de Roraima - UFRR

Instituição parceira: Universidade Eederal de Roraima - UERR

O grupo de pesquisa é formado por pesquisadores vinculado a:

Voltar

OBJETIVOS

O grupo se propõe explicar a relação dialética entre o processo de ensino aprendizagem de conceitos, procedimentos, e atitudes na formação das ações mentais e a criatividade dos estudantes através de um ensino problematizador para construção de um sistema de ações mentais adequado ao Ensino de Ciências e Matemática na Amazônia. As teorias que fundamentam as pesquisas são: histórica cultural da Atividade de Vigotsky, Rubinstein e Leóntiev; formação por etapas das ações mentais de Galperin, direção da atividade de estudo de Talízina, o ensino problematizador de Majmutov e Aprendizagem Significativo de Ausubel.

Voltar


LINHAS DE PESQUISA

Voltar

ATIVIDADES

Reunião quintas feiras às 08:30 – 12:00 


LEITURAS SUGERIDAS

Artigos que direcionam as pesquisas do grupo

  1. MENDOZA, H. J. G.; DELGADO T. O. A CONTRIBUIÇÃO DO ENSINO PROBLEMATIZADOR DE MAJMUTOV NA FORMAÇÃO POR ETAPAS DAS AÇÕES MENTAIS DE GALPERIN. Revista Obutchénie, v. 2, p. 166-192, 2018.

  2. MENDOZA, HÉCTOR JOSE GARCÍA; DELGADO, OSCAR TINTORER. PROPOSTA DE UM ESQUEMA DA BASE ORIENTADORA COMPLETA DA AÇÃO DA ATIVIDADE DE SITUAÇÕES PROBLEMA DISCENTE. Revista Obutchénie, v. 4, p. 180-200, 2020.

  3. MENDOZA, HÉCTOR JOSÉ GARCÍA; DELGADO, OSCAR TINTORER. CONTRIBUIÇÕES DO SISTEMA DIDÁTICO GALPERIN, TALÍZINA E MAJMUTOV PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. In: Andréa Maturano Longarezi; Roberto Váldes Puentes. (Org.). Ensino Desenvolvimental: Sistema Galperin-Talízina. 1ed.Guarujá - São Paulo: EDITORA CIENTÍFICA DIGITAL LTDA, 2021, p. 226-242.

  4. FEITOSA, SORAYA DE ARAÚJO; MENDOZA, HÉCTOR JOSÉ GARCÍA; DELGADO, OSCAR TINTORER. CONTRIBUIÇÕES DO SISTEMA DIDÁTICO GALPERIN, TALÍZINA E MAJMUTOV POR MEIO DA ATIVIDADE DE SITUAÇÕES PROBLEMA DISCENTE NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA EM ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Obutchénie, v. 6, p. 456-475, 2022.

  5. FEITOSA, SORAYA DE ARAÚJO; OLIVEIRA, NARALINA VIANA SOARES DA SILVA; DELGADO, OSCAR TINTORER; MENDOZA, HÉCTOR JOSÉ GARCÍA. RESULTADOS DO GRUPO DE PESQUISA DIDÁTICA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA DO ESTADO DE RORAIMA. REVISTA PRÁTICA DOCENTE, v. 7, p. e22111, 2022.

Voltar

Artigos que contribuem para a construção da teoria que sustentam as pesquisas

  1. PUENTES, R. V.; LONGAREZI, A. M. Sistemas didáticos desenvolvimentais. Obutchénie. Revista de Didática e Psicologia Pedagógica, v. 4, n. 1, p. 201-242, 18 set. 2020. 

  2. PODOLSKIY, A I. TEORIA E METODOLOGIA. “NÃO HÁ NADA TÃO PRÁTICO QUANTO UMA BOA TEORIA”. COMO FAZER FUNCIONAR NA PRÁTICA (O CASO DA TEORIA DE P. YA. GALPERIN). In: Andréa Maturano Longarezi; Roberto Váldes Puentes. (Org.). Ensino Desenvolvimental: Sistema Galperin-Talízina. 1ed.Guarujá - São Paulo: EDITORA CIENTÍFICA DIGITAL LTDA, 2021

  3. LONGAREZI, A. M. EXPERIMENTO DE FORMAÇÃO GRADUAL: O MÉTODO DE ESTUDO DA GÊNESE DOS PROCESSOS COGNOSCITIVOS DE P. YA. GALPERIN. In: Andréa Maturano Longarezi; Roberto Váldes Puentes. (Org.). Ensino Desenvolvimental: Sistema Galperin-Talízina. 1ed.Guarujá - São Paulo: EDITORA CIENTÍFICA DIGITAL LTDA, 2021

  4. PUENTES. R. V. SISTEMA GALPERIN-TALÍZINA: UM ESTUDO INTRODUTÓRIO DA TEORIA DA FORMAÇÃO POR ETAPAS DAS AÇÕES MENTAIS E DOS CONCEITOS. In: Andréa Maturano Longarezi; Roberto Váldes Puentes. (Org.). Ensino Desenvolvimental: Sistema Galperin-Talízina. 1ed.Guarujá - São Paulo: EDITORA CIENTÍFICA DIGITAL LTDA, 2021

  5. Núñez, I. B., Oliveira, M. V. de F., Ramalho B. L. A INFLUÊNCIA DE VYGOTSKY, DE LEONTIEV, A QUESTÃO DA AÇÃO E DO OBJETO DA PSICOLOGIA NA TEORIA DE GALPERIN. In: Andréa Maturano Longarezi; Roberto Váldes Puentes. (Org.). Ensino Desenvolvimental: Sistema Galperin-Talízina. 1ed.Guarujá - São Paulo: EDITORA CIENTÍFICA DIGITAL LTDA, 2021

  6. FARIÑA LEÓN, G. LA ZONA DE DESARROLLO PRÓXIMO: L. S. VYGOTSKI Y P. YA. GALPERIN. In: Andréa Maturano Longarezi; Roberto Váldes Puentes. (Org.). Ensino Desenvolvimental: Sistema Galperin-Talízina. 1ed.Guarujá - São Paulo: EDITORA CIENTÍFICA DIGITAL LTDA, 2021

  7. SOLOVIEVA,Y., QUINTANAR ROJAS, L. A TEORÍA DE LA ACTIVIDAD PARA EL APRENDIZAJE DESDE LA CONCEPCIÓN DE NINA F. TALIZINA. In: Andréa Maturano Longarezi; Roberto Váldes Puentes. (Org.). Ensino Desenvolvimental: Sistema Galperin-Talízina. 1ed.Guarujá - São Paulo: EDITORA CIENTÍFICA DIGITAL LTDA, 2021

  8. NÚÑEZ, I. B.; RAMALHO, B. L.; OLIVEIRA, M. V. DE F. A teoria de P. Ya. Galperin e a formação de conceitos teóricos na educação em Ciências: Reflexões críticas e possibilidades. Obutchénie. Revista de Didática e Psicologia Pedagógic , v. 4, n. 1, p. 107-131, 3 ago. 2020.

  9. NÚÑEZ, I. B.; RAMALHO, B. L. A teoria da Formação Planejada das Ações Mentais e dos Conceitos de P. Ya. Galperin: contribuições para a Didática Desenvolvimental. Obutchénie. Revista de Didática e Psicologia Pedagógica, v. 1, n. 1, p. 70-97, 28 abr. 2017.

  10. NASCIMENTO, R. DE O. Um estudo sobre o pensamento na resolução de problemas segundo contribuições de Sergei L. Rubinstein: aportes psicológicos para a educação do pensamento. Obutchénie. Revista de Didática e Psicologia Pedagógica, v. 1, n. 2, p. 411-431, 28 dez. 2017.

  11. NASCIMENTO, R. DE O. Aportes teórico-metodológicos para a psicologia pedagógica. Obutchénie. Revista de Didática e Psicologia Pedagógica, v. 1, n. 2, p. 267-272, 28 dez. 2017.

Voltar

Livros e Dossiês

  1. ENSINO DESENVOLVIMENTAL: SISTEMA GALPERIN-TALÍZINA (2021)

  2. SISTEMA DIDÁTICO ELKONIN-DAVIDOV-REPKIN (2021)

  3. SISTEMA GALPERIN-TALÍZINA: CONTRIBUIÇÕES PARA A DIDÁTICA DESENVOLVIMENTAL (2020)

  4. CONTRIBUIÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (2018)

  5. DIDÁTICA DESENVOLVIMENTAL (2017)

  6. PSICOLOGIA PEDAGÓGICA (2017)

Voltar

Sugestões de revistas para leituras:

  1. A Revista Obutchénie. Revista de Didática e Psicologia Pedagógica.

  2. AMAzônica (Revista de Psicopedagogia, Psicologia Escolar e Educaçao) Año 2013, Vol. 11, Número 2

  3. APSignificatica: Teoria da Aprendizagem Significatica

Voltar


ORIENTAÇÕES CONCLUIDAS
Ano 2023
  1. Luciana Lyra Loureiro.  A ATIVIDADE DE SITUAÇÕES-PROBLEMA DISCENTE NA APRENDIZAGEM EM OPERAÇÕES COM NÚMEROS FUNDAMENTADA NO SISTEMA DIDÁTICO GALPERIN, TALÍZINA E MAJMUTOV EM UM ESTUDANTE COM SÍNDROME DE DOWN NO 3° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Roraima. Orientador: Héctor José García Mendoza 

  2. Clemildo Silva Sousa.  A ATIVIDADE DE SITUAÇÕES PROBLEMA DISCENTE NA APRENDIZAGEM NO CONTEÚDO DE MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO FUNDAMENTADO NO SISTEMA DIDÁTICO GALPERIN,TALÍZINA E MAJMUTOV NOS ESTUDANTES DO 3º ANO DE ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA PROFESSORA MARIA GERTRUDES MOTA DE LIMA. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Roraima. Orientador: Héctor José García Mendoza

  3. Fairuz Cunha Daoud. ATIVIDADE DE SITUAÇÕES PROBLEMA DISCENTE NA APRENDIZAGEM EM MOVIMENTO RETILÍNEO POR MEIO DA ROBÓTICA FUNDAMENTADO EM GALPERIN, TALÍZINA E MAJMUTOV, COM ESTUDANTES DO 1º ANO DO NOVO ENSINO MÉDIO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO DO TRABALHADOR JOÃO DE MENDONÇA FURTADO – SESI/RR. 2023. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - PRODUTO EDUCACIONAL - Universidade Estadual de Roraima. Orientador: Héctor José García Mendoza.

  4. Marina Fonseca Ramos. A ATIVIDADE DE SITUAÇÃO PROBLEMA DISCENTE COM FRAÇÕES, FUNDAMENTADA NA TEORIA HISTÓRICO CULTURAL NA PERSPECTIVA DE GALPERIN, TALÍZINA E MAJMUTOV, COM OS ESTUDANTES DO 6° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA ESTADUAL ANTONIA COELHO DE LUCENA. 2023. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - PRODUTO EDUCACIONAL - Universidade Estadual de Roraima. Orientador: Héctor José García Mendoza. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - PRODUTO EDUCACIONAL - Universidade Estadual de Roraima. Orientador: Héctor José García Mendoza. 

  5. Jacqueline Godoy De Oliveira. DIAGNÓSTICO DA APRENDIZAGEM DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DE FRAÇÕES POR MEIO DA ATIVIDADE DE SITUAÇÕES PROBLEMA DISCENTES BASEADO NA TEORIA DE GALPERIN, TALÍZINA E MAJMUTOV COM ESTUDANTES DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - PRODUTO EDUCACIONAL - Universidade Estadual de Roraima. Orientador: Héctor José García Mendoza. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - PRODUTO EDUCACIONAL - Universidade Estadual de Roraima. Orientador: Héctor José García Mendoza. 

  6. Vitória Aguiar Dos Santos. DIAGNÓSTICO DA APRENDIZAGEM EM EXPRESSÕES ALGÉBRICAS FUNDAMENTADA NA TEORIA DA ATIVIDADE EM ESTUDANTES DO 7° ANO NO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Roraima. Orientador: Héctor José García Mendoza.


Voltar

Ano 2022
  1. Yachiko Nascimento Wakiyama. FORMAÇÃO DE HABILIDADES EM MODELAGEM MATEMÁTICA FUNDAMENTADA NO SISTEMA DIDÁTICO GALPERIN, TALÍZINA, MAJMUTOV PARA LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA. 2022. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Orientador: Héctor José García Mendoza.

  2. Eugênia Karla Villória. ATIVIDADE DE SITUAÇÃO PROBLEMA DISCENTE FUNDAMENTADA EM GALPERIN, TALÍZINA E MAJMUTOV PARA APRENDIZAGEM DAS OPERAÇÕES ARITMÉTICAS DOS ESTUDANTES DE 1° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - PRODUTO EDUCACIONAL - Universidade Estadual de Roraima. Orientador: Héctor José García Mendoza.

  3. Nayara Vitória Sousa Costa. O PENSAMENTO ALGÉBRICO POR MEIO DA ATIVIDADE DE SITUAÇÕES PROBLEMA DISCENTE NA RESOLUÇÃO DE EQUAÇÕES PARA ESTUDANTES DO 7º ANO DE ENSINO FUNDAMENTAL. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Roraima. Orientador: Héctor José García Mendoza.

  4. Francinaldo de Carvalho Nascimento. ATIVIDADE DE SITUAÇÕES PROBLEMA DISCENTE NA APRENDIZAGEM DE PROPORCIONALIDADE PARA ESTUDANTES DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.Gr 2022. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Roraima. Orientador: Héctor José García Mendoza.

Voltar

Ano 2021

  1. Naralina Viana Soares da Silva Oliveira. CONTRIBUIÇÕES DO SISTEMA DIDÁTICO GALPERIN, TALÍZINA E MAJMUTOV PARA FORMAÇÃO DA HABILIDADE DE RESOLVER PROBLEMAS DISCENTES EM CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL EM ESTUDANTES DE MATEMÁTICA-LICENCIATURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. 2021. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso. Orientador: Héctor José García Mendoza.

  2. Vânia Dos Santos Dourado. ATIVIDADE DE SITUAÇÕES PROBLEMA DISCENTE NA APRENDIZAGEM NO CONCEITO DE MEDIR FUNDAMENTADO NO SISTEMA DIDÁTICO GALPERIN, TALÍZINA E MAJMUTOV NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2021 Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Roraima. Orientador: Héctor José García Mendoza.

  3. Veronica de Oliveira Magalhães. ATIVIDADE DE SITUAÇÕES PROBLEMA DISCENTE FUNDAMENTADA NA TEORIA DE GALPERIN, TALÍZINA E MAJMUTOV PARA FORMAÇÃO DE HABILIDADE NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMA COM OPERAÇÕES DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO NOS DISCENTES DE 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DO CAP/UFRR. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Roraima. Orientador: Héctor José García Mendoza

  4. Crislene Costa De Oliveira. ATIVIDADE DE SITUAÇÕES PROBLEMA DISCENTE NA APRENDIZAGEM DE FRAÇÕES FUNDAMENTADA EM GALPERIN, TALÍZINA E MAJMUTOV PARA ESTUDANTES DO 6° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Roraima. Orientador: Héctor José García Mendoza.

Voltar

Ano 2020
  1. Gilmara Batista de Souza. A ATIVIDADE DE SITUAÇÕES PROBLEMA DISCENTE NA APRENDIZAGEM DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO COM OPERAÇÕES COM NÚMEROS NATURAIS FUNDAMENTADA EM GALPERIN E MAJMUTOV NOS ESTUDANTES DE 1° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA MUNICIPAL JAEL DA SILVA BARRADAS EM BOA VISTA - RR. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - PRODUTO EDUCACIONAL - Universidade Estadual de Roraima. Orientador: Héctor José García Mendoza.

  2. Joel de Oliveira Leite. RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS POR MEIO DA EXPERIMENTAÇÃO, SOBRE DILATAÇÃO DOS SÓLIDOS, FUNDAMENTADA NA TEORIA DE GALPERIN. 2020. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - PRODUTO EDUCACIONAL - Universidade Federal de Roraima. Orientador: Oscar Tintorer Delgado.

Voltar

Ano 2019
  1. Jardel Sousa Leite. A ATIVIDADE DE SITUAÇÕES PROBLEMA EM SISTEMAS DE EQUAÇÕES LINEARES FUNDAMENTADO EM GALPERIN E MAJMUTOV NOS ESTUDANTES DA 2° SÉRIE DO ENSINO MÉDIO NA ESCOLA ESTADUAL TANCREDO NEVES. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – PRODUTO EDUCACIONAL - Universidade Estadual de Roraima. Orientador: Héctor José García Mendoza.

  2. Franscima de Oliveira Diniz. A ATIVIDADE DE SITUAÇÕES PROBLEMA NA APRENDIZAGEM COM NÚMEROS INTEIROS NAS OPERAÇÕES ARITMÉTICA FUNDAMENTADAS EM GALPERIN E MAJMUTOV NOS ESTUDANTES DE 7° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA ESTADUAL FERNANDO GRANGEIRO. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - PRODUTO EDUCACIONAL - Universidade Estadual de Roraima. Orientador: Héctor José García Mendoza.

  3. Edleila Bezerra Soares. ANÁLISES DO ENSINO PROBLEMATIZADOR DE MAJMUTOV ATRAVÉS DA TEORIA HISTÓRICO CULTURAL PARA A FORMAÇÃO DE UMA DIDÁTICA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMA. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Roraima. Orientador: Héctor José García Mendoza. 

  4. Luciene Nunes da Silva. RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM ATRAVÉS DO JOGO “TRILHANDO NA GEOMETRIA ESPACIAL”, FUNDAMENTADA NA TEORIA DE GALPERIN, NOS ESTUDANTES DA 2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA AGROTÉCNICA DA UFRR. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - PRODUTO EDUCACIONAL - Universidade Estadual de Roraima. Orientador: Oscar Tintorer Delgado.

  5. Virgínia Florêncio Ferreira de Alencar Nascimento. O ENSINO PROBLEMATIZADOR DE MAJMUTOV NA APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA APOIADO NAS ETAPAS DAS AÇÕES MENTAIS DE GALPERIN COMO CONTRIBUIÇÃO NO PENSAMENTO CRIATIVO DOS ALUNOS DO CENTRO DE  ALTAS HABILIDADES/ SUPERDOTAÇÃO-BOA VISTA /RR. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - PRODUTO EDUCACIONAL - Universidade Estadual de Roraima. Orientador: Oscar Tintorer Delgado.

  6. Hudson Cardoso de Araújo. DIAGNÓSTICO DO NÍVEL DE APRENDIZAGEM POR MEIO DA ATIVIDADE DE SITUAÇÕES PROBLEMA DOCENTE NO CONTEÚDO DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO NOS ESTUDANTES DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DO COLÉGIO DE APLICAÇÃO/UFRR. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Roraima. Orientador: Héctor José García Mendoza.

Voltar

Ano 2018
  1. Rosimeri Rodrigues Barroso. A ATIVIDADE DE SITUAÇÕES PROBLEMA COMO METODOLOGIA DE ENSINO NA APRENDIZAGEM DE PLANILHAS ELETRÔNICAS FUNDAMENTADA NA TEORIA DE GALPERIN COM ESTUDANTES DO 1º ANO DO CURSO TÉCNICO EM ELETRÔNICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO NO INSTITUTO FEDERAL DE RORAIMA. 2018. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - PRODUTO EDUCACIONAL -Universidade Estadual de Roraima. Orientador: Héctor José García Mendoza.

  2. Higino Nascimento de Carvalho.  RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE TERMODINÂMICA NA SEGUNDA SÉRIE DO ESNINO MÉDIO, FUNDAMENTADO NA TEORIA DE GALPERIN, NA DIREÇÃO DE ESTUDO DE TALÍZINA E A RESOLUÇÃO DE PROBLEMA SEGUNDO MAJMUTOV. 2018. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - PRODUTO EDUCACIONAL - Universidade Estadual de Roraima, Orientador: Oscar Tintorer Delgado.

  3. Cristina Ingrid dos Santos Silva. CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL PARA UMA APRENDIZAGEM DESENVOLVIMENTAL NA RESOLUÇÃO DE EXPRESSÕES ALGÉBRICAS E VALOR NUMÉRICO NOS ESTUDANTES DO 8º ANO ENSINO FUNDAMENTAL NO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA

  4. Amanda Caroline Gomes da Silva. A ATIVIDADE DE SITUAÇÕES PROBLEMA EM APRENDIZAGEM NA RESOLUÇÃO DE OPERAÇÕES COM OS NÚMEROS INTEIROS FUNDAMENTADO EM GALPERIN NOS ESTUDANTES DE 7° ANO DE ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR VOLTAIRE PINTO RIBEIRO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Roraima. Orientador: Héctor José García Mendoza.

  5. Ítalo Natan Oliveira Araújo. INSTRUMENTO QUANTITATIVO DA ATIVIDADE DE SITUAÇÕES PROBLEMA EM MATEMÁTICA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Roraima. Orientador: Héctor José García Mendoza. 

  6. Rondson de Sousa Pereira.  A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EXPERIMENTAIS COMO METODOLOGIA DE ENSINO NO CONTEÚDO DE CIRCUITOS ELÉTRICOS RESISTIVOS FUNDAMENTADOS NA TEORIA DE FORMAÇÃO POR ETAPAS DAS AÇÕES MENTAIS DE GALPERIN. 2018. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - PRODUTO EDUCACIONAL - Universidade Federal de Roraima. Orientador: Oscar Tintorer Delgado.

Voltar

Ano 2017
  1. Emanuella Silveira Vasconcelos. IMPLICAÇÕES DA TEORIA DE FORMAÇÃO POR ETAPAS DAS AÇÕES MENTAIS DE GALPERIN PARA O PROCESSO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM ATIVIDADES DE SITUAÇÕES PROBLEMA DO TEMA SERES VIVOS EM UMA TURMA DO 2° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DE BOA VISTA / RR. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - PRODUTO EDUCACIONAL - Universidade Estadual de Roraima, Orientador: Oscar Tintorer Delgado.

  2. Noelson Freitas Nascimento. A CONTRIBUIÇÃO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EXPERIMENTAIS EM AMBIENTES VIRTUAIS A PARTIR DA TEORIA HISTORICO CULTURAL NO CONTEÚDO DE CIRCUITO ELÉTRICO NO ENSINO MÉDIO. 2017. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - PRODUTO EDUCACIONAL - Universidade Estadual de Roraima, Orientador: Oscar Tintorer Delgado.

  3. Luiz Felipe Martins Nascimento. CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO - CULTURAL PARA UMA APRENDIZAGEM DESENVOLVIMENTAL NA RESOLUÇÃO DE EQUAÇÕES DE 1º GRAU NOS ESTUDANTES DE 8° ANO DE ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA ESTADUAL MONTEIRO LOBATO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Roraima. Orientador: Héctor José García Mendoza.

  4. Clarice Gonçalves Rodrigues Alves. CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL PARA A APRENDIZAGEM DO TEMA ESCRAVIDÃO CONTEMPORÂNEA PARA ESTUDANTES DO INSTITUTO FEDERAL DE RORAIMA-CAMPUS NOVO PARAÍSO (IFRR-CNP). 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Roraima. Orientador: Héctor José García Mendoza.

  5. Caroline Gomes Coelho Nascimento. O JOGO “PASSEANDO NA TERMODINÂMICA DO SISTEMA SOLAR”, FUNDAMENTADO PELA TEORIA DE FORMAÇÃO POR ETAPAS DAS AÇÕES MENTAIS DE GALPERIN. 2017. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - PRODUTO EDUCACIONAL - Universidade Federal de Roraima. Orientador: Oscar Tintorer Delgado.

Voltar

Ano 2016

  1. Josefa da Conceição Silva.  AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRIATIVO EM ESTUDANTES DE MEDICINA DA UFRR, FUNDAMENTADA NO ENSINO PROBLEMATIZADOR DE MAJMUTOV.  2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Roraima. Orientador: Héctor José García Mendoza.

  2. Adriana Regina da Rocha Chirone. A APRENDIZAGEM DE EQUAÇÕES DO 1º GRAU A PARTIR DA ATIVIDADE DE SITUAÇÕES PROBLEMA COMO METODOLOGIA DE ENSINO, FUNDAMENTADO NA TEORIA DE FORMAÇÃO POR ETAPAS DAS AÇÕES MENTAIS E CONCEITOS DE GALPERIN. 2016. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - PRODUTO EDUCACIONAL - Universidade Estadual de Roraima, Orientador: Héctor José García Mendoza.

  3. Igor Pereira Aguiar. RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO METODOLOGIA DE ENSINO NO CONTEÚDO DE ESTATÍSTICA FUNDAMENTADO NA TEORIA DE GALPERIN NOS ESTUDANTES DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO NA ESCOLA PRESIDENTE TANCREDO NEVES. 2016 .Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Roraima. Orientador: Héctor José García Mendoza.

  4. Jardel Souza Leite. A APRENDIZAGEM DA ATIVIDADE DE SITUAÇÕES PROBLEMA EM SISTEMA DE EQUAÇÕES LINEARES FUNDAMENTADO NA TEORIA DE FORMAÇÃO POR ETAPAS DAS AÇÕES MENTAIS DE GALPERIN NOS ESTUDANTES 2º ANO DE ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL MARIA DORES BRASIL. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Roraima. Orientador: Héctor José García Mendoza.

  5. Valdecir Glauberson Silva Matos. A ATIVIDADE DE SITUAÇÕES-PROBLEMA NA EXPERIMENTAÇÃO EM AMBIENTES VIRTUAIS COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM DE ÓPTICA, FUNDAMENTADA NA TEORIA DE FORMAÇÃO POR ETAPAS DAS AÇÕES MENTAIS E CONCEITOS DE GALPERIN, NOS ESTUDANTES DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO. 2016. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Estadual de Roraima. Orientador: Oscar Tintorer Delgado.

  6. Rita de Cassia Silva Costa. FORMAÇÃO DE UM GRUPO DE TEATRO CIENTÍFICO PROBLEMATIZADOR A PARTIR DE SITUAÇÕES PROBLEMA EXPERIMENTAIS EM TERMODINÂMICA, FUNDAMENTADA NA TEORIA DE GALPERIN. 2016. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Estadual de Roraima. Orientador: Oscar Tintorer Delgado.

  7. Leila Soares Gomes. RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DA APRENDIZAGEM NAS OPERAÇÕES MATEMÁTICAS UTILIZANDO A LINGUAGEM LIBRAS PARA UM ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIAS AUDITIVAS DO 7º ANO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Roraima. Orientador: Héctor José García Mendoza.

  8. Marlene Schlup Santos. O ENSINO E APRENDIZAGEM DA CIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO, À LUZ DAS COMPREENSÕES DA LINGUAGEM EM WITTGENSTEIN, VIGOTSKY E GARDNER. 2016. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - PRODUTO EDUCACIONAL - Universidade Estadual de Roraima, Orientador: Evandro Luiz Ghedin.
Voltar

Ano 2015

  1. Jeneffer Araújo de Assução. A RESOLUÇÃO DE PROBLEMA COMO METODOLOGIA DE ENSINO NO CONTEÚDO DE FUNÇÃO AFIM FUNDAMENTADA NA TEORIA DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE AUSUBEL. 2015. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - PRODUTO EDUCACIONAL -  Universidade Estadual de Roraima, Orientador: Héctor José García Mendoza. 

  2. Priscila Feitosa Bezerra Sampaio. A ATIVIDADE DE SITUAÇÕES PROBLEMA E FORMAÇÃO POR ETAPAS MENTAIS DE GALPERIN NA APRENDIZAGEM DE DERIVADAS PARCIAIS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA, MODALIDADE A DISTÂNCIA, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA.  2015. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - PRODUTO EDUCACIONAL - Universidade Estadual de Roraima. Orientador: Héctor José García Mendoza

  3. Ronaldo Nunes Neto. A ATIVIDADE DE SITUAÇÕES PROBLEMA NA APRENDIZAGEM DO CONTEÚDO DE FRAÇÃO FUNDAMENTADA NA TEORIA DE FORMAÇÃO POR ETAPAS DAS AÇÕES MENTAIS DE GALPERIN COM OS ESTUDANTES DE 5º ANO DA ESCOLA MUNICIPAL LAUCIDES INÁCIO DE OLIVEIRA. 2015. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - PRODUTO EDUCACIONAL - Universidade Estadual de Roraima. Orientador: Héctor José García Mendoza.

  4. Maria Ivanilda Fernandes de Lacerda A CONTRIBUIÇÃO DA TEORIA DA ATIVIDADE SEGUNDO TALÍZINA À FORMAÇÃO DE CONCEITOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS. 2015. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - PRODUTO EDUCACIONAL - Universidade Estadual de Roraima. Orientador: Evandro Luiz Ghedin

  5. Ângelo Augusto Coelho Freire. O USO DO GEOGEBRA NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS A PARTIR DA TEORIA DE GALPERIN. 2015. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - PRODUTO EDUCACIONAL - Universidade Estadual de Roraima. Orientador: Oscar Tintorer Delgado.

  6. Ana Paula Alverne da Silva. CIÊNCIA E ARTE EM SINTONIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM POR MÉDIO DO ENSINO PROBLEMATIZADOR, NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS NATURAIS NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2015. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Estadual de Roraima. Orientador: Oscar Tintorer Delgado.

  7. Eduardo Ribeiro Sindeaux. FORMAÇÃO DO CONCEITO DE FUNÇÃO A PARTIR DA LÓGICA MATEMÁTICA FUNDAMENTADA NA TEORÍA DE FORMAÇÃO POR ETAPAS DAS AÇÕES MENTAIS NOS ESTUDANTES DO 1º ANO DE ENSINO MEDIO. 2015. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT) - Universidade Federal de Roraima, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Héctor José García Mendoza.

Voltar 

Ano 2014

  1. Gladys Maria Bezerra de Souza. ESTUDO DA APRENDIZAGEM DO CONCEITO DE LIMITE FUNDAMENTADO NA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA APLICADO A LICENCIATURA EM MATEMÁTICA. 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - PRODUTO EDUCACIONAL - Universidade Estadual de Roraima. Orientador: Héctor José García Mendoza.

  2. Solange Pereira de Almeida. ESTUDO DA APRENDIZAGEM NA ATIVIDADE DE SITUAÇÕES PROBLEMA EM LIMITE DE FUNÇÕES DE UMA VARIÁVEL, FUNDAMENTADO NA TEORIA DE FORMAÇÃO POR ETAPAS DAS AÇÕES MENTAIS DE GALPERIN NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NO INSTITUTO FEDERAL EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RORAIMA. 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - PRODUTO EDUCACIONAL - Universidade Estadual de Roraima. Orientador: Héctor José García Mendoza.

  3. Soraya de Araújo Feitosa. A ATIVIDADE DE SITUAÇÕES PROBLEMA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DA TEORIA DE GALPERIN. 2014. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - PRODUTO EDUCACIONAL - Universidade Estadual de Roraima. Orientador: Oscar Tintorer Delgado.

  4. Rozenilda de Souza. A ATIVIDADE DE SITUAÇÕES PROBLEMA NO TEATRO CIENTÍFICO COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM DA CINEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO NA PROPOSTA DE P. YA. GALPERIN. 2014. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – PRODUTO EDUCACIONAL – Universidade Estadual de Roraima. Orientador: Oscar Tintorer Delgado.

  5. Dandara Andrade de Oliveira. O POTENCIAL DO USO DO JOGO NA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CONCEITOS BOTÂNICOS EM UMA ESCOLA DA REDE PRIVADA DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE BOA VISTA, RORAIMA. 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade Estadual de Roraima. Coorientador: Héctor José García Mendoza.

Voltar


ORIENTAÇÕES EM ANDAMENTO

Dissertação de mestrado 
  1. Elizeu Rocha dos Santos Junior. Contribuições do Grupo de Pesquisa Didática de Resolução Problema em Ciências e Matemática para o processo de ensino e aprendizagem na Educação Básica e Superior. Início: 2022. Dissertação (Mestrado profissional em Educação) - Universidade Estadual de Roraima. (Orientador).

  2. Manoel Reildo Cerdeira do Santos. A Atividade de Situações Problema Discente na aprendizagem com operações com números racionais fundamentado no sistema didático Galperin, Talízina, Majmutov nos estudantes 1º Serie de Ensino Médio na Escola Maior Alcides Rodrigues dos Santos.. Início: 2022. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Estadual de Roraima. (Orientador).

  3. Nasser Mohamad Rezek Halik. Em construção .... Início: 2023. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Estadual de Roraima. (Orientador).

Tese de doutorado

  1. Soraya de Araújo Feitosa. A Atividade de Situações Problema Discente na aprendizagem em matemática fundamentado em Galperin, Talízina e Majmutov nos estudantes 3º Ano de Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação da UFRR. Início: 2021. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso. (Orientador). 

  2. Hailton César Alves dos Reis. A Atividade de Situações Problema Discente na aprendizagem de Cálculo Diferencial com estudantes de Agrocomputação do Instituto Federal de Rondônia. Início: 2023. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso. (Orientador).

Voltar
Palestras, Mesas Redondas e Minicursos
Voltar