Didática da Resolução de Problemas em Ciências e Matemática
Instituição
do grupo: Universidade Federal de Roraima - UFRR
Instituição
parceira: Universidade Eederal de Roraima - UERR
O grupo de pesquisa é formado por pesquisadores vinculado a:
O
grupo se propõe explicar a relação dialética entre o processo de ensino
aprendizagem de conceitos, procedimentos, e atitudes na formação das ações
mentais e a criatividade dos estudantes através de um ensino problematizador
para construção de um sistema de ações mentais adequado ao Ensino de Ciências e
Matemática na Amazônia. As teorias que fundamentam as pesquisas são: histórica
cultural da Atividade de Vigotsky, Rubinstein e Leóntiev; formação por etapas
das ações mentais de Galperin, direção da atividade de estudo de Talízina, o
ensino problematizador de Majmutov e Aprendizagem Significativo de Ausubel.
Reunião quintas feiras às 08:30 – 12:00
Artigos que direcionam as pesquisas do grupo
MENDOZA, H. J. G.; DELGADO T. O. A CONTRIBUIÇÃO DO ENSINO PROBLEMATIZADOR DE MAJMUTOV NA FORMAÇÃO POR ETAPAS DAS AÇÕES MENTAIS DE GALPERIN. Revista Obutchénie, v. 2, p. 166-192, 2018.
MENDOZA, HÉCTOR JOSE
GARCÍA; DELGADO, OSCAR TINTORER. PROPOSTA DE UM ESQUEMA DA BASE ORIENTADORA
COMPLETA DA AÇÃO DA ATIVIDADE DE SITUAÇÕES PROBLEMA DISCENTE. Revista
Obutchénie, v. 4, p. 180-200, 2020.
MENDOZA, HÉCTOR JOSÉ GARCÍA; DELGADO, OSCAR TINTORER. CONTRIBUIÇÕES DO SISTEMA DIDÁTICO GALPERIN, TALÍZINA E MAJMUTOV PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. In: Andréa Maturano Longarezi; Roberto Váldes Puentes. (Org.). Ensino Desenvolvimental: Sistema Galperin-Talízina. 1ed.Guarujá - São Paulo: EDITORA CIENTÍFICA DIGITAL LTDA, 2021, p. 226-242.
FEITOSA, SORAYA DE ARAÚJO; MENDOZA, HÉCTOR JOSÉ GARCÍA; DELGADO, OSCAR TINTORER. CONTRIBUIÇÕES DO SISTEMA DIDÁTICO GALPERIN, TALÍZINA E MAJMUTOV POR MEIO DA ATIVIDADE DE SITUAÇÕES PROBLEMA DISCENTE NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA EM ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Obutchénie, v. 6, p. 456-475, 2022.
FEITOSA, SORAYA DE ARAÚJO; OLIVEIRA, NARALINA VIANA
SOARES DA SILVA; DELGADO, OSCAR TINTORER; MENDOZA, HÉCTOR JOSÉ GARCÍA. RESULTADOS
DO GRUPO DE PESQUISA DIDÁTICA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM CIÊNCIAS E
MATEMÁTICA DO ESTADO DE RORAIMA. REVISTA PRÁTICA DOCENTE, v. 7, p. e22111,
2022.
Artigos que contribuem
para a construção da teoria que sustentam as pesquisas
PODOLSKIY, A I. TEORIA E
METODOLOGIA. “NÃO HÁ NADA TÃO PRÁTICO QUANTO UMA BOA TEORIA”. COMO FAZER
FUNCIONAR NA PRÁTICA (O CASO DA TEORIA DE P. YA. GALPERIN). In: Andréa Maturano
Longarezi; Roberto Váldes Puentes. (Org.). Ensino Desenvolvimental: Sistema
Galperin-Talízina. 1ed.Guarujá - São Paulo: EDITORA CIENTÍFICA DIGITAL LTDA,
2021
LONGAREZI, A. M.
EXPERIMENTO DE FORMAÇÃO GRADUAL: O MÉTODO DE ESTUDO DA GÊNESE DOS PROCESSOS
COGNOSCITIVOS DE P. YA. GALPERIN. In: Andréa Maturano Longarezi; Roberto Váldes
Puentes. (Org.). Ensino Desenvolvimental: Sistema Galperin-Talízina.
1ed.Guarujá - São Paulo: EDITORA CIENTÍFICA DIGITAL LTDA, 2021
PUENTES. R. V. SISTEMA
GALPERIN-TALÍZINA: UM ESTUDO INTRODUTÓRIO DA TEORIA DA FORMAÇÃO POR ETAPAS DAS
AÇÕES MENTAIS E DOS CONCEITOS. In: Andréa Maturano Longarezi; Roberto Váldes
Puentes. (Org.). Ensino Desenvolvimental: Sistema Galperin-Talízina.
1ed.Guarujá - São Paulo: EDITORA CIENTÍFICA DIGITAL LTDA, 2021
Núñez, I. B., Oliveira, M.
V. de F., Ramalho B. L. A INFLUÊNCIA DE VYGOTSKY, DE LEONTIEV, A QUESTÃO DA
AÇÃO E DO OBJETO DA PSICOLOGIA NA TEORIA DE GALPERIN. In: Andréa Maturano
Longarezi; Roberto Váldes Puentes. (Org.). Ensino Desenvolvimental: Sistema
Galperin-Talízina. 1ed.Guarujá - São Paulo: EDITORA CIENTÍFICA DIGITAL LTDA,
2021
FARIÑA LEÓN, G. LA ZONA
DE DESARROLLO PRÓXIMO: L. S. VYGOTSKI Y P. YA. GALPERIN. In: Andréa Maturano
Longarezi; Roberto Váldes Puentes. (Org.). Ensino Desenvolvimental: Sistema
Galperin-Talízina. 1ed.Guarujá - São Paulo: EDITORA CIENTÍFICA DIGITAL LTDA,
2021
SOLOVIEVA,Y., QUINTANAR
ROJAS, L. A TEORÍA DE LA ACTIVIDAD PARA EL APRENDIZAJE DESDE LA CONCEPCIÓN DE
NINA F. TALIZINA. In: Andréa Maturano Longarezi; Roberto Váldes Puentes.
(Org.). Ensino Desenvolvimental: Sistema Galperin-Talízina. 1ed.Guarujá - São
Paulo: EDITORA CIENTÍFICA DIGITAL LTDA, 2021
NÚÑEZ, I. B.; RAMALHO, B.
L.; OLIVEIRA, M. V. DE F. A teoria de P. Ya. Galperin e a formação de conceitos
teóricos na educação em Ciências: Reflexões críticas e possibilidades. Obutchénie.
Revista de Didática e Psicologia Pedagógic , v. 4, n. 1, p. 107-131, 3
ago. 2020.
NÚÑEZ, I. B.; RAMALHO, B.
L. A teoria da Formação Planejada das Ações Mentais e dos Conceitos de P. Ya.
Galperin: contribuições para a Didática Desenvolvimental. Obutchénie. Revista
de Didática e Psicologia Pedagógica, v. 1, n. 1, p. 70-97, 28 abr. 2017.
NASCIMENTO, R. DE O. Um estudo sobre o pensamento na resolução de problemas segundo contribuições de Sergei L. Rubinstein: aportes psicológicos para a educação do pensamento. Obutchénie. Revista de Didática e Psicologia Pedagógica, v. 1, n. 2, p. 411-431, 28 dez. 2017.
NASCIMENTO, R. DE O. Aportes teórico-metodológicos para a psicologia pedagógica. Obutchénie. Revista de Didática e Psicologia Pedagógica, v. 1, n. 2, p. 267-272, 28 dez. 2017.
SISTEMA
GALPERIN-TALÍZINA: CONTRIBUIÇÕES PARA A DIDÁTICA DESENVOLVIMENTAL (2020)
CONTRIBUIÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (2018)
Sugestões de revistas para leituras:
A Revista Obutchénie. Revista de Didática e Psicologia Pedagógica.
AMAzônica (Revista de Psicopedagogia, Psicologia Escolar e Educaçao) Año 2013, Vol. 11, Número 2
Luciana
Lyra Loureiro. A ATIVIDADE DE SITUAÇÕES-PROBLEMA
DISCENTE NA APRENDIZAGEM EM OPERAÇÕES COM NÚMEROS FUNDAMENTADA NO SISTEMA
DIDÁTICO GALPERIN, TALÍZINA E MAJMUTOV EM UM ESTUDANTE COM SÍNDROME DE DOWN NO 3°
ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.
2023. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Roraima.
Orientador: Héctor José García Mendoza
Clemildo Silva Sousa. A ATIVIDADE DE SITUAÇÕES PROBLEMA DISCENTE NA APRENDIZAGEM NO CONTEÚDO DE MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO FUNDAMENTADO NO SISTEMA DIDÁTICO GALPERIN,TALÍZINA E MAJMUTOV NOS ESTUDANTES DO 3º ANO DE ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA PROFESSORA MARIA GERTRUDES MOTA DE LIMA. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Roraima. Orientador: Héctor José García Mendoza
Fairuz Cunha Daoud. ATIVIDADE DE SITUAÇÕES PROBLEMA DISCENTE NA APRENDIZAGEM EM MOVIMENTO RETILÍNEO POR MEIO DA ROBÓTICA FUNDAMENTADO EM GALPERIN, TALÍZINA E MAJMUTOV, COM ESTUDANTES DO 1º ANO DO NOVO ENSINO MÉDIO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO DO TRABALHADOR JOÃO DE MENDONÇA FURTADO – SESI/RR. 2023. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - PRODUTO EDUCACIONAL - Universidade Estadual de Roraima. Orientador: Héctor José García Mendoza.
Marina
Fonseca Ramos. A ATIVIDADE DE SITUAÇÃO PROBLEMA DISCENTE COM FRAÇÕES, FUNDAMENTADA NA
TEORIA HISTÓRICO CULTURAL NA PERSPECTIVA DE GALPERIN, TALÍZINA E MAJMUTOV, COM
OS ESTUDANTES DO 6° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA ESTADUAL ANTONIA COELHO
DE LUCENA. 2023. Dissertação (Mestrado Profissional
em Ensino de Ciências) - PRODUTO EDUCACIONAL - Universidade Estadual de
Roraima. Orientador: Héctor José García Mendoza. Dissertação (Mestrado Profissional
em Ensino de Ciências) - PRODUTO EDUCACIONAL - Universidade Estadual de
Roraima. Orientador: Héctor José García Mendoza.
Jacqueline
Godoy De Oliveira. DIAGNÓSTICO DA APRENDIZAGEM DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DE FRAÇÕES
POR MEIO DA ATIVIDADE DE SITUAÇÕES PROBLEMA DISCENTES BASEADO NA TEORIA DE
GALPERIN, TALÍZINA E MAJMUTOV COM ESTUDANTES DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Dissertação
(Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - PRODUTO EDUCACIONAL - Universidade
Estadual de Roraima. Orientador: Héctor José García Mendoza. Dissertação
(Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - PRODUTO EDUCACIONAL - Universidade
Estadual de Roraima. Orientador: Héctor José García Mendoza.
Vitória Aguiar Dos Santos. DIAGNÓSTICO DA APRENDIZAGEM EM EXPRESSÕES ALGÉBRICAS FUNDAMENTADA NA TEORIA DA ATIVIDADE EM ESTUDANTES DO 7° ANO NO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Roraima. Orientador: Héctor José García Mendoza.
Yachiko Nascimento Wakiyama. FORMAÇÃO DE HABILIDADES EM MODELAGEM MATEMÁTICA FUNDAMENTADA NO SISTEMA DIDÁTICO GALPERIN, TALÍZINA, MAJMUTOV PARA LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA. 2022. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Orientador: Héctor José García Mendoza.
Eugênia Karla Villória. ATIVIDADE DE SITUAÇÃO PROBLEMA DISCENTE FUNDAMENTADA EM GALPERIN, TALÍZINA E MAJMUTOV PARA APRENDIZAGEM DAS OPERAÇÕES ARITMÉTICAS DOS ESTUDANTES DE 1° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - PRODUTO EDUCACIONAL - Universidade Estadual de Roraima. Orientador: Héctor José García Mendoza.
Nayara Vitória
Sousa Costa. O PENSAMENTO ALGÉBRICO POR MEIO DA ATIVIDADE DE SITUAÇÕES PROBLEMA
DISCENTE NA RESOLUÇÃO DE EQUAÇÕES PARA ESTUDANTES DO 7º ANO DE ENSINO
FUNDAMENTAL. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura
em Matemática) - Universidade Federal de Roraima. Orientador: Héctor José
García Mendoza.
Francinaldo de Carvalho Nascimento. ATIVIDADE DE SITUAÇÕES PROBLEMA DISCENTE NA APRENDIZAGEM DE PROPORCIONALIDADE PARA ESTUDANTES DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.Gr 2022. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Roraima. Orientador: Héctor José García Mendoza.
Naralina Viana Soares da Silva Oliveira. CONTRIBUIÇÕES DO SISTEMA DIDÁTICO GALPERIN, TALÍZINA E MAJMUTOV PARA FORMAÇÃO DA HABILIDADE DE RESOLVER PROBLEMAS DISCENTES EM CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL EM ESTUDANTES DE MATEMÁTICA-LICENCIATURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. 2021. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso. Orientador: Héctor José García Mendoza.
Vânia Dos Santos Dourado. ATIVIDADE DE SITUAÇÕES PROBLEMA DISCENTE NA APRENDIZAGEM NO CONCEITO DE MEDIR FUNDAMENTADO NO SISTEMA DIDÁTICO GALPERIN, TALÍZINA E MAJMUTOV NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2021 Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Roraima. Orientador: Héctor José García Mendoza.
Veronica de Oliveira Magalhães. ATIVIDADE DE SITUAÇÕES PROBLEMA DISCENTE FUNDAMENTADA NA TEORIA DE GALPERIN, TALÍZINA E MAJMUTOV PARA FORMAÇÃO DE HABILIDADE NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMA COM OPERAÇÕES DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO NOS DISCENTES DE 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DO CAP/UFRR. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Roraima. Orientador: Héctor José García Mendoza
Crislene Costa De Oliveira. ATIVIDADE DE SITUAÇÕES PROBLEMA DISCENTE NA APRENDIZAGEM DE FRAÇÕES FUNDAMENTADA EM GALPERIN, TALÍZINA E MAJMUTOV PARA ESTUDANTES DO 6° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Roraima. Orientador: Héctor José García Mendoza.
Gilmara Batista de Souza. A ATIVIDADE DE SITUAÇÕES PROBLEMA DISCENTE NA APRENDIZAGEM DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO COM OPERAÇÕES COM NÚMEROS NATURAIS FUNDAMENTADA EM GALPERIN E MAJMUTOV NOS ESTUDANTES DE 1° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA MUNICIPAL JAEL DA SILVA BARRADAS EM BOA VISTA - RR. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - PRODUTO EDUCACIONAL - Universidade Estadual de Roraima. Orientador: Héctor José García Mendoza.
Joel de Oliveira Leite. RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS POR MEIO DA EXPERIMENTAÇÃO, SOBRE DILATAÇÃO DOS SÓLIDOS, FUNDAMENTADA NA TEORIA DE GALPERIN. 2020. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - PRODUTO EDUCACIONAL - Universidade Federal de Roraima. Orientador: Oscar Tintorer Delgado.
Jardel Sousa Leite. A ATIVIDADE DE SITUAÇÕES
PROBLEMA EM SISTEMAS DE EQUAÇÕES LINEARES FUNDAMENTADO EM GALPERIN E MAJMUTOV
NOS ESTUDANTES DA 2° SÉRIE DO ENSINO MÉDIO NA ESCOLA ESTADUAL TANCREDO NEVES.
2019. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – PRODUTO EDUCACIONAL - Universidade
Estadual de Roraima. Orientador: Héctor José García Mendoza.
Luciene Nunes da Silva. RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM ATRAVÉS DO JOGO “TRILHANDO NA GEOMETRIA ESPACIAL”, FUNDAMENTADA NA TEORIA DE GALPERIN, NOS ESTUDANTES DA 2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA AGROTÉCNICA DA UFRR. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - PRODUTO EDUCACIONAL - Universidade Estadual de Roraima. Orientador: Oscar Tintorer Delgado.
Virgínia Florêncio Ferreira de Alencar Nascimento. O ENSINO PROBLEMATIZADOR DE MAJMUTOV NA APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA APOIADO NAS ETAPAS DAS AÇÕES MENTAIS DE GALPERIN COMO CONTRIBUIÇÃO NO PENSAMENTO CRIATIVO DOS ALUNOS DO CENTRO DE ALTAS HABILIDADES/ SUPERDOTAÇÃO-BOA VISTA /RR. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - PRODUTO EDUCACIONAL - Universidade Estadual de Roraima. Orientador: Oscar Tintorer Delgado.
Hudson Cardoso de Araújo. DIAGNÓSTICO DO NÍVEL DE APRENDIZAGEM POR MEIO DA ATIVIDADE DE SITUAÇÕES PROBLEMA DOCENTE NO CONTEÚDO DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO NOS ESTUDANTES DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DO COLÉGIO DE APLICAÇÃO/UFRR. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Roraima. Orientador: Héctor José García Mendoza.
Rosimeri Rodrigues Barroso. A ATIVIDADE DE SITUAÇÕES PROBLEMA COMO METODOLOGIA DE ENSINO NA APRENDIZAGEM DE PLANILHAS ELETRÔNICAS FUNDAMENTADA NA TEORIA DE GALPERIN COM ESTUDANTES DO 1º ANO DO CURSO TÉCNICO EM ELETRÔNICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO NO INSTITUTO FEDERAL DE RORAIMA. 2018. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - PRODUTO EDUCACIONAL -Universidade Estadual de Roraima. Orientador: Héctor José García Mendoza.
Higino Nascimento de Carvalho. RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE TERMODINÂMICA NA SEGUNDA SÉRIE DO ESNINO MÉDIO, FUNDAMENTADO NA TEORIA DE GALPERIN, NA DIREÇÃO DE ESTUDO DE TALÍZINA E A RESOLUÇÃO DE PROBLEMA SEGUNDO MAJMUTOV. 2018. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - PRODUTO EDUCACIONAL - Universidade Estadual de Roraima, Orientador: Oscar Tintorer Delgado.
Cristina Ingrid dos Santos Silva. CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL PARA UMA APRENDIZAGEM DESENVOLVIMENTAL NA RESOLUÇÃO DE EXPRESSÕES ALGÉBRICAS E VALOR NUMÉRICO NOS ESTUDANTES DO 8º ANO ENSINO FUNDAMENTAL NO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA
Amanda Caroline Gomes da Silva. A ATIVIDADE DE SITUAÇÕES PROBLEMA EM APRENDIZAGEM NA RESOLUÇÃO DE OPERAÇÕES COM OS NÚMEROS INTEIROS FUNDAMENTADO EM GALPERIN NOS ESTUDANTES DE 7° ANO DE ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR VOLTAIRE PINTO RIBEIRO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Roraima. Orientador: Héctor José García Mendoza.
Ítalo Natan Oliveira Araújo. INSTRUMENTO QUANTITATIVO DA ATIVIDADE DE SITUAÇÕES PROBLEMA EM MATEMÁTICA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Roraima. Orientador: Héctor José García Mendoza.
Rondson de Sousa Pereira. A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EXPERIMENTAIS COMO METODOLOGIA DE ENSINO NO CONTEÚDO DE CIRCUITOS ELÉTRICOS RESISTIVOS FUNDAMENTADOS NA TEORIA DE FORMAÇÃO POR ETAPAS DAS AÇÕES MENTAIS DE GALPERIN. 2018. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - PRODUTO EDUCACIONAL - Universidade Federal de Roraima. Orientador: Oscar Tintorer Delgado.
Emanuella Silveira Vasconcelos. IMPLICAÇÕES DA TEORIA DE FORMAÇÃO POR ETAPAS DAS AÇÕES MENTAIS DE GALPERIN PARA O PROCESSO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM ATIVIDADES DE SITUAÇÕES PROBLEMA DO TEMA SERES VIVOS EM UMA TURMA DO 2° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DE BOA VISTA / RR. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - PRODUTO EDUCACIONAL - Universidade Estadual de Roraima, Orientador: Oscar Tintorer Delgado.
Noelson Freitas Nascimento. A CONTRIBUIÇÃO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EXPERIMENTAIS EM AMBIENTES VIRTUAIS A PARTIR DA TEORIA HISTORICO CULTURAL NO CONTEÚDO DE CIRCUITO ELÉTRICO NO ENSINO MÉDIO. 2017. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - PRODUTO EDUCACIONAL - Universidade Estadual de Roraima, Orientador: Oscar Tintorer Delgado.
Luiz Felipe Martins Nascimento. CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO - CULTURAL PARA UMA APRENDIZAGEM DESENVOLVIMENTAL NA RESOLUÇÃO DE EQUAÇÕES DE 1º GRAU NOS ESTUDANTES DE 8° ANO DE ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA ESTADUAL MONTEIRO LOBATO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Roraima. Orientador: Héctor José García Mendoza.
Clarice Gonçalves Rodrigues Alves. CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL PARA A APRENDIZAGEM DO TEMA ESCRAVIDÃO CONTEMPORÂNEA PARA ESTUDANTES DO INSTITUTO FEDERAL DE RORAIMA-CAMPUS NOVO PARAÍSO (IFRR-CNP). 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Roraima. Orientador: Héctor José García Mendoza.
Caroline Gomes Coelho Nascimento. O JOGO “PASSEANDO NA TERMODINÂMICA DO SISTEMA SOLAR”, FUNDAMENTADO PELA TEORIA DE FORMAÇÃO POR ETAPAS DAS AÇÕES MENTAIS DE GALPERIN. 2017. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - PRODUTO EDUCACIONAL - Universidade Federal de Roraima. Orientador: Oscar Tintorer Delgado.
Josefa da Conceição Silva. AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO
CRIATIVO EM ESTUDANTES DE MEDICINA DA UFRR, FUNDAMENTADA NO ENSINO
PROBLEMATIZADOR DE MAJMUTOV. 2016. Dissertação (Mestrado
em Educação) - Universidade Estadual de Roraima. Orientador: Héctor José
García Mendoza.
Adriana Regina da Rocha Chirone. A APRENDIZAGEM DE EQUAÇÕES DO 1º GRAU A PARTIR DA ATIVIDADE DE SITUAÇÕES PROBLEMA COMO METODOLOGIA DE ENSINO, FUNDAMENTADO NA TEORIA DE FORMAÇÃO POR ETAPAS DAS AÇÕES MENTAIS E CONCEITOS DE GALPERIN. 2016. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - PRODUTO EDUCACIONAL - Universidade Estadual de Roraima, Orientador: Héctor José García Mendoza.
Igor
Pereira Aguiar. RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO
METODOLOGIA DE ENSINO NO CONTEÚDO DE ESTATÍSTICA FUNDAMENTADO NA TEORIA DE
GALPERIN NOS ESTUDANTES DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO NA ESCOLA PRESIDENTE
TANCREDO NEVES. 2016 .Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação
em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Roraima. Orientador:
Héctor José García Mendoza.
Jardel Souza Leite. A APRENDIZAGEM DA ATIVIDADE DE SITUAÇÕES PROBLEMA EM SISTEMA DE EQUAÇÕES LINEARES FUNDAMENTADO NA TEORIA DE FORMAÇÃO POR ETAPAS DAS AÇÕES MENTAIS DE GALPERIN NOS ESTUDANTES 2º ANO DE ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL MARIA DORES BRASIL. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Roraima. Orientador: Héctor José García Mendoza.
Valdecir Glauberson Silva Matos. A ATIVIDADE DE SITUAÇÕES-PROBLEMA NA EXPERIMENTAÇÃO EM AMBIENTES VIRTUAIS COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM DE ÓPTICA, FUNDAMENTADA NA TEORIA DE FORMAÇÃO POR ETAPAS DAS AÇÕES MENTAIS E CONCEITOS DE GALPERIN, NOS ESTUDANTES DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO. 2016. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Estadual de Roraima. Orientador: Oscar Tintorer Delgado.
Leila Soares Gomes. RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DA APRENDIZAGEM NAS OPERAÇÕES MATEMÁTICAS UTILIZANDO A LINGUAGEM LIBRAS PARA UM ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIAS AUDITIVAS DO 7º ANO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Roraima. Orientador: Héctor José García Mendoza.
Jeneffer Araújo de Assução. A RESOLUÇÃO DE PROBLEMA COMO
METODOLOGIA DE ENSINO NO CONTEÚDO DE FUNÇÃO AFIM FUNDAMENTADA NA TEORIA DE
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE AUSUBEL. 2015. Dissertação
(Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - PRODUTO EDUCACIONAL - Universidade Estadual de Roraima, Orientador: Héctor José García Mendoza.
Priscila Feitosa Bezerra Sampaio. A ATIVIDADE DE SITUAÇÕES PROBLEMA E FORMAÇÃO
POR ETAPAS MENTAIS DE GALPERIN NA APRENDIZAGEM DE DERIVADAS PARCIAIS DO CURSO
DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA, MODALIDADE A DISTÂNCIA, DA UNIVERSIDADE FEDERAL
DE RORAIMA. 2015.
Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - PRODUTO EDUCACIONAL - Universidade Estadual de
Roraima. Orientador: Héctor José García Mendoza
Ronaldo Nunes Neto. A ATIVIDADE DE SITUAÇÕES PROBLEMA NA APRENDIZAGEM DO CONTEÚDO DE FRAÇÃO FUNDAMENTADA NA TEORIA DE FORMAÇÃO POR ETAPAS DAS AÇÕES MENTAIS DE GALPERIN COM OS ESTUDANTES DE 5º ANO DA ESCOLA MUNICIPAL LAUCIDES INÁCIO DE OLIVEIRA. 2015. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - PRODUTO EDUCACIONAL - Universidade Estadual de Roraima. Orientador: Héctor José García Mendoza.
Maria Ivanilda Fernandes de Lacerda A CONTRIBUIÇÃO
DA TEORIA DA ATIVIDADE SEGUNDO TALÍZINA À FORMAÇÃO DE CONCEITOS NO ENSINO DE
CIÊNCIAS. 2015. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - PRODUTO EDUCACIONAL - Universidade
Estadual de Roraima. Orientador: Evandro Luiz Ghedin
Ângelo Augusto Coelho Freire. O USO DO GEOGEBRA NA
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS A PARTIR DA TEORIA DE GALPERIN. 2015.
Dissertação (Mestrado
Profissional em Ensino de Ciências) - PRODUTO EDUCACIONAL - Universidade Estadual de Roraima. Orientador:
Oscar Tintorer Delgado.
Gladys Maria Bezerra de Souza. ESTUDO DA APRENDIZAGEM DO CONCEITO DE LIMITE FUNDAMENTADO NA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA APLICADO A LICENCIATURA EM MATEMÁTICA. 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - PRODUTO EDUCACIONAL - Universidade Estadual de Roraima. Orientador: Héctor José García Mendoza.
Solange Pereira de Almeida. ESTUDO DA APRENDIZAGEM NA ATIVIDADE DE SITUAÇÕES PROBLEMA EM LIMITE DE FUNÇÕES DE UMA VARIÁVEL, FUNDAMENTADO NA TEORIA DE FORMAÇÃO POR ETAPAS DAS AÇÕES MENTAIS DE GALPERIN NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NO INSTITUTO FEDERAL EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RORAIMA. 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - PRODUTO EDUCACIONAL - Universidade Estadual de Roraima. Orientador: Héctor José García Mendoza.
Rozenilda de Souza. A ATIVIDADE DE SITUAÇÕES PROBLEMA NO TEATRO CIENTÍFICO COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM DA CINEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO NA PROPOSTA DE P. YA. GALPERIN. 2014. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – PRODUTO EDUCACIONAL – Universidade Estadual de Roraima. Orientador: Oscar Tintorer Delgado.
Dandara Andrade de Oliveira. O POTENCIAL DO USO DO JOGO NA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CONCEITOS BOTÂNICOS EM UMA ESCOLA DA REDE PRIVADA DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE BOA VISTA, RORAIMA. 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade Estadual de Roraima. Coorientador: Héctor José García Mendoza.
Elizeu Rocha dos Santos Junior.
Contribuições do Grupo de Pesquisa Didática de Resolução Problema em Ciências e
Matemática para o processo de ensino e aprendizagem na Educação Básica e
Superior. Início: 2022. Dissertação (Mestrado profissional em Educação) -
Universidade Estadual de Roraima. (Orientador).
Manoel Reildo Cerdeira do Santos. A Atividade de Situações Problema Discente na aprendizagem com operações com números racionais fundamentado no sistema didático Galperin, Talízina, Majmutov nos estudantes 1º Serie de Ensino Médio na Escola Maior Alcides Rodrigues dos Santos.. Início: 2022. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Estadual de Roraima. (Orientador).
Nasser Mohamad Rezek Halik. Em construção
.... Início: 2023. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino de Ciências) -
Universidade Estadual de Roraima. (Orientador).
Soraya de Araújo Feitosa. A Atividade de
Situações Problema Discente na aprendizagem em matemática fundamentado em
Galperin, Talízina e Majmutov nos estudantes 3º Ano de Ensino Fundamental do
Colégio de Aplicação da UFRR. Início: 2021. Tese (Doutorado em Educação em
Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso. (Orientador).
Hailton César Alves dos Reis. A Atividade
de Situações Problema Discente na aprendizagem de Cálculo Diferencial com
estudantes de Agrocomputação do Instituto Federal de Rondônia. Início: 2023.
Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de
Mato Grosso. (Orientador).
"Teoria da aprendizagem desenvolvimental: uma abordagem na perspectiva do sistema Elkonin-Davidov-Repkin". (slides). Prof. Dr. Roberto Valdés Puentes (Universidade Federal de Uberlândia).
"A teoría de P. Ya. Galperin e a formação de conceitos teóricos na educação em Ciências: Reflexões críticas e possibilidades". (Artigo sugerido para ler antes da palestra). Dr. Isauro Beltrán Núñez (Universidade Federal de Rio Grande Norte)
"Teoria da Atividade e o Ensino da Matemática" Dr. Héctor José García Mendoza (Universidade Federal de Roraima)
"O ensino de matemática por atividades experimentais de redescoberta e de conceituação". Prof. Dr. Pedro Franco de Sá (Univerdidade do Estado de Pará)
"Atividade de Situações Problema Discente em Modelagem Matemático". Prof. Me. (Doutoranda / REAMEC) Yachiko Nascimento Wakiyama (Universidade Federal de Amazonia)
"Orientação na resolução de Tarefas de Modelação". Prof. Me. (Doutoranda / REAMEC) Yachiko Nascimento Wakiyama (Universidade Federal de Amazonia)
Mesa Redonda - "Didática Desenvolvimental: um olhar para os principais sistemas didáticos soviéticos". Palestrantes: Dra. Raquel A. Marra da M. Freitas (Pontifícia Universidade Católica de Goiás/Brasil); Dr. Isauro Beltrán Nuñez (UFRN/ Brasil-Cuba) e Dra. Liudmila Guseva (Professora na Escola Russa de Educação Básica Drevo, Russia /Canadá )
"Los principios filosóficos de una Teoría del Aprendizaje: La Teoría de la Objetivación" Dr. Luis Radford
Aproximações e distanciamentos entre L. S. Vigotski, A. N. Leontiev e P. Ya. Galperin. Dr. Isauro Beltran Nuñez. Universidade Federal de Natal (UFRN)
Aproximações e distanciamentos entre V. V. Davidov e V. V. Repkin a respeito da Teoria da Atividade de Estudo. Prof. Dr. Roberto Valdés Puentes, da Universidade Federal de Uberlândia.
Aproximações e distanciamentos entre V. V. Davidov e J. Lompscher a respeito do método experimental e da Teoria da Atividade de Estudo. Profa. Dra. Andréa Maturano Longarezi, da Universidade Federal de Uberlândia– UFU.
Aproximações e distanciamentos de Piaget e Vigotski na relação entre aprendizagem e desenvolvimento. Dra. Wanda C. Rodrigues Arocho. Universidad de Puerto Rico.